Qual é o clima ideal para produzir café?

Qual é o clima ideal para produzir café?

Compartilhe:

Quem deseja investir em uma das bebidas mais consumidas do mundo, precisa estar ciente da necessidade de estudar e se aprimorar em várias questões como clima, solo e outros. Saiba mais a seguir.

Parece loucura, mas existem pessoas que em alguns momentos na vida, resolvem  largar tudo para trás e se dedicar a uma paixão. Música, teatro, comida, vinhos, queijos e, por que não, café!

Quem pode julgá-los?

Quando se toma um café fresquinho feito no coador, na cafeteira simples ou ainda, naquela bela Cafeteira Italiana que faz um café delicioso, quem não pensa a mesma coisa?  

Contudo, apesar da vontade, não se imagina o quão trabalhoso seja investir não apenas dinheiro em um projeto ousado como esse, mas também tempo, dedicação, paciência e muitas vezes, até o próprio relacionamento amoroso. 

É preciso um cuidado e preocupação constantes, com o solo, temperaturas, tipos de café que se deseja cultivar, adubação do solo, combate à pragas. E não para por aí, depois tem a colheita, processo de seleção, secagem, torrefação, classificação e por fim, embalagem e venda!

Por onde começar?

Para começar a entender o passo a passo, quais as condições climáticas adequadas para iniciar o cultivo de café em uma chácara?

O primeiro passo é escolher o lugar certo para cultivar o café. Não pode ser qualquer lugar e muito menos qualquer terreno. É preciso que seja uma área plana ou com pouquíssimo declive. 

Esse é um detalhe que contará muito na hora de realizar a colheita, que pode ser mecanizada ou manual.

Depois é preciso analisar e cuidar do solo.

É importante que os fazendeiros interessados em empreender nesse segmento, primeiramente realizem uma análise minuciosa do solo, para poder identificar quais os nutrientes que podem faltar à terra e também se há ou não necessidade de se aplicar calcário, para corrigir o pH da terra.

Qual a melhor época para plantar café?

Segundo os agrometeorologistas, os meses de novembro e de dezembro compreendem a melhor época para o plantio de café. 

É recomendado ainda, que os cafeicultores encomendem as mudas o quanto antes, visto que alguns viveiros trabalham apenas com encomendas. Quem deixar para comprar de última hora, não terá nenhuma opção. 

Com pelo menos 30 dias antes do plantio, o cafeicultor deverá fazer a aração e depois a gradação do solo do terreno, visto que as mudas de café não se adaptam em solos compactados.

Qual o melhor clima para plantar café?

Com relação ao clima, é preciso estar atento às temperaturas que a planta aceita, para render os frutos desejados. 

O café arábica, por exemplo, é um tipo de café que se cultiva bem sob temperaturas em torno de 18 e 21ºC. É importante estar atento também quanto a temperatura, porque o café não aceita calor excessivo. 

Se o termômetro marca direto mais de 25, 30, 34ºC, pode haver problemas no cultivo, como o abortamento dos botões florais.

Outro fator importante são as chuvas que precisam ser constantes e o clima tem que ser úmido. O mais recomendado é que a região tenha índices pluviométricos acima de 1.500 mm por ano. 

Pesquisar controle de pragas

O bicho-mineiro e a broca-do-café são algumas das pragas mais conhecidas das lavouras de café no Brasil. Sem contar outros ácaros, insetos e fungos que acabam prejudicando toda a safra se não houver cuidado por parte do cafeicultor. 

Portanto, pesquisar o controle de pragas é tão fundamental quanto o plantio na época e clima certos, pois do contrário, os investimentos estarão perdidos.

Vale também muita paciência e dedicação. Quem é do ramo jura que não troca a vida que leva por nada desse mundo. Tudo para ter o seu próprio café nas mãos! 

Deixe um comentário

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp