Viagem fora do hype: conheça mais sobre a Estônia

Mike Alves

Mike Alves

Pixabay

Viagem fora do hype: conheça mais sobre a Estônia

Pequeno país do Leste Europeu oferece uma viagem inesquecível ao Velho Continente

Conhecer a Europa é um desejo que muitos brasileiros cultivam e planejam realizar. O histórico Velho Continente é a casa de uma cultura rica e diversificada, além de abrigar monumentos históricos mundialmente famosos e paisagens naturais de tirar o fôlego. Além disso, uma visita por lá permite que o turista brasileiro conheça um clima diferente, mais frio e, em muitos casos, em contato com a neve, algo que é raro para os residentes do Brasil.

Portanto, se você procura desfrutar de belos resorts de neve na Europa, mas procura opções mais em conta — sem abrir mão do conforto e de uma boa experiência —, vale a pena conhecer pontos menos badalados do continente. Um deles é a Estônia, um pequeno país do Leste Europeu, que muitos brasileiros sequer ouviram falar, mas que guarda muitos encantos e fascina os visitantes. Conheça mais sobre o país no texto abaixo.

Onde fica a Estônia?

Mas, afinal, onde fica a Estônia? Esse pequeno país do Leste Europeu tem 45.261 km² (menor do que o estado do Rio de Janeiro), é banhado pelo mar Báltico a oeste, o que faz com que ele seja um dos Países Bálticos, ao lado da Lituânia e da Letônia.

A parte norte do país é limitada pelo Golfo da Finlândia, sendo que a Letônia fica ao sul e a leste está o Lago Peipus e a Rússia. No total, o território estoniano é composto por sua área no continente, duas ilhas maiores (Saaremaa e Hiiumaa) e outras 2.200 ilhas e ilhotas. A capital do país é a cidade de Tallinn, sendo a população total de 1.325.000 habitantes.

Cultura e história

A Estônia é um verdadeiro caldeirão cultural, que recebeu influência de diversos povos. Os primeiros habitantes chegaram à região há milhares de anos, mas a partir do século X, os vikings da Escandinávia avançaram pela região, ocupando-a. Já no século XII, foram os germânicos que adentraram o país, o que trouxe o cristianismo para a região.

Esse domínio durou até o século XVI, quando a Estônia foi incorporada ao Império Sueco. Após vários conflitos entre Suécia e Rússia, os territórios da região foram anexados ao Império Russo no século XVIII. A Estônia conquistou sua soberania apenas em 1991, com o fim da União Soviética (URSS).

Por causa dessa história, a formação cultural do país é bem diversificada. Existem aspectos alemães e nórdicos, sendo que a língua alemã influenciou muito a cultura nacional. Por remontar a uma época de rivalidade entre Europa Ocidental e Oriental, a Estônia combina tanto tradições cristãs ocidentais (Igreja Católica e Evangélica Luterana) quanto orientais (Igreja Ortodoxa).

Idioma e moeda oficial

Para qualquer viagem ao exterior, é fundamental conhecer a língua e a principal moeda utilizada dentro do país. No caso da Estônia, os nativos se comunicam pelo estoniano, falado por mais de 1 milhão de pessoas. Já em relação à moeda, ela utiliza o euro, principal moeda utilizada na Europa.

Pontos turísticos

A Estônia abriga uma série de pontos turísticos charmosos, incríveis e que proporcionam um bom passeio. A vantagem é que, como o país é pequeno, é possível conhecer vários deles gastando pouco dinheiro e tempo de deslocamento.

A capital do país, Tallinn, é um deles. O centro histórico da cidade conta com muralhas e torres medievais preservadas até hoje. Outro local interessante é a Igreja de St. Olav, que já foi o edifício mais alto do mundo e que pode ser conhecido em uma visita gratuita.

Quem for para o país no verão não encontrará neve e, nesse caso, vale a pena conhecer Parnu. Ali estão algumas das melhores praias do país, sendo que a cidade ainda tem praias fluviais. Spas são outro charme do lugar, os quais disponibilizam ótimos tratamentos de beleza.

Para os amantes de História e locais históricos, vale uma ida até à cidade de Narva, no nordeste do país. Lá, está o Castelo de Narva, que fica de frente para a Fortaleza de Ivangorod, localizada do outro lado do rio Narva (e que faz a fronteira com a Rússia), sendo um representante do impasse centenário entre os dois países.

Uma viagem diferente e que faz bem para a mente é a cidade de Haapsalu, conhecida pela abundância na lama terapêutica. Tomar um banho de lama em um dos centros de spa da cidade é uma forma de cuidar da saúde, sendo que o local ainda abriga um castelo e conta com uma importante história ferroviária para o país.

+ Acessados

Veja Também