Thiago Silva garante avanços aos direitos da mulher de MT

Picture of Da Assessoria

Da Assessoria

Thiago Silva promove ações para beneficiar as mulheres de MT

Thiago Silva garante avanços aos direitos da mulher de MT

Compartilhe:

Em alusão ao mês que promove a campanha “Agosto Lilás” para levar a conscientização pelo fim da violência contra a mulher, o deputado estadual Thiago Silva (MDB) destaca as principais iniciativas, ações e projetos realizados em defesa das garantias e avanços aos direitos do público feminino.

“É importante que a mulher tenha voz e seja incluída socialmente. As lutas feitas por elas, ocorrem há muitos anos. Um exemplo, quando não tinham direito ao voto e ao exercício de uma profissão no mercado de trabalho. Tudo isso, foi conquistado, mas ainda precisamos continuar a luta para que possam garantir os seus direitos. Além disso, protegê-las de qualquer situação que interfira na sua integridade física, psicológica e moral”, explica o parlamentar.

Atuação

No propósito de valorizar o papel da mulher dentro da sociedade, Thiago Silva realizou importantes ações para esse público, principalmente, àquelas em situação vulnerável para que possam a ser amparadas e acolhidas de forma digna e de direito.

Em seu mandato, o deputado garantiu a Lei de n.º 1.1573/2021 que cria o Programa Mães de Mato Grosso com objetivo de proteger a saúde da gestante em situação de vulnerabilidade social e do recém-nascido. Ele também é autor da Lei de n.º 435/2021 que dispõe sobre a criação e implementação do Programa Qualificação Feminina.

Capacitação

Thiago Silva criou, ainda em 2019, o projeto Flor do Cerrado que promoveu cursos de qualificação para mais de 800 mulheres de Mato Grosso. Nesta proposta, mulheres aprenderam técnicas de panificação, confecção de doces e compotas, ovos de páscoa, como, também, tiveram aulas de costura e crochê com o propósito de gerar trabalho e renda.

Deputado entrega certificado para participante de curso de qualificação

Ele também permitiu que mais de 600 mulheres fossem capacitadas em cursos de panificação, produção de salgados e costuras por meio do Projeto Qualifica MT. “Temos que oportunizar essas mulheres a serem independentes e mostrar que são capazes de conquistar uma profissão, ter renda para o seu sustento e de sua família e estar inserida no mercado de trabalho”, pontuou.

Reconhecimento

Ele propôs o projeto da Comenda e cursinho Pré-Enem com o nome da professora Vilma Moreira que era reconhecida como uma das principais lideranças femininas de Rondonópolis, sendo que foi presidente de bairro, do Sindicato de Professores e Servidores Públicos (Sipros) por seis mandatos. Também, ela havia se destacado como vereadora por dois mandatos e entrou para a história de Mato Grosso por ter sido eleita a primeira deputada negra do Estado.

“O projeto de lei da Comenda Professora Vilma Moreira, ainda em tramitação na Assembleia Legislativa, é um reconhecimento para homenagear mulheres pelos serviços realizados perante o movimento comunitário existente em Mato Grosso. Já o nome do cursinho é uma homenagem à ela, que foi uma grande professora. Infelizmente, não está em nosso meio, mas fica o nosso respeito à sua história e os seus importantes feitos para a sociedade”, pontuou o parlamentar.

Direitos – A Organização das Nações Unidas (ONU) assinala que são direitos da mulher: à vida; à liberdade e a segurança pessoal; à igualdade e a estar livre de todas as formas de discriminação, à liberdade de pensamento, à informação e a educação, direito à privacidade, à saúde e a proteção, a construir relacionamento conjugal e a planejar sua família; à decidir ter ou não ter filhos e quando tê-los, aos benefícios do progresso científico, à liberdade de reunião e participação política e a não ser submetida a torturas e maltratos.

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também