Sebrae/MT leva grupo de empresários da gastronomia para visita técnica em Milão

Assessoria Sebrae-MT

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A comitiva participou da feira de alimentação Host Milano, com insights, inovação, tecnologia e serviços para a cozinha. - Foto: Divulgação

Sebrae/MT leva grupo de empresários da gastronomia para visita técnica em Milão

Jornada incluiu visitas às feiras e restaurantes proporcionando network e contato com novas tendências e inovações nas cozinhas

Um grupo formado por 15 empresários do ramo gastronômico participa de mais uma missão internacional, organizada pelo Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT), na cidade de Milão, na Itália. Voltada especificamente para o setor de alimentação fora do lar, conhecido como food service, a missão focou em visitas técnicas à restaurantes e feiras, além de proporcionar aos participantes conhecer tendências, produtos e equipamentos para a produção alimentícia.

A comitiva participou da feira de alimentação Host Milano, com insights, inovação, tecnologia e serviços para a cozinha. O principal objetivo é oportunizar aos empresários a imersão no ecossistema da gastronomia aliados de uma visão estratégica, segundo o diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, que liderou a missão e considera como importantes tendências a rastreabilidade dos produtos e a seleção criteriosa dos fornecedores.

“Além de promover a imersão no ecossistema da gastronomia, que envolve os atores, fornecedores, as empresas, gestão municipal e o território, a missão Itália visa principalmente oportunizar essa visão estratégica que a Itália tem para a internacionalização da sua cultura e da gastronomia. Levar a cultura no estabelecimento é uma estratégia de fomento, a troca entre chefes de cozinha, com calendário anual que envolve música, dança, cinema e literatura cria uma associação do equipamento turístico com a gastronomia fomentando a economia criativa”, diz André.

Novos horizontes

Cada empresário demonstra perspectivas diferentes que abrem um leque de variadas possibilidades negócio, de acordo com a experiência de vida. Dona de uma franquia e da Casa da Tia Ia, Caroline da Lara Leite Milhorança, participa pela primeira vez da missão e considera a viagem como uma abertura de horizontes para levar para o próprio negócio.

“Tanto a troca de conteúdos durante as visitas técnicas quanto dentro do próprio grupo tem sido muito esclarecedora e interessante. A gente consegue entender as nossas dificuldades e juntos encontrar soluções para aplicar e adaptar dentro do nosso negócio. Já temos várias ideias e estamos ansiosas para colocar em prática, principalmente, essa questão dos rituais dentro do negócio para fortalecer a nossa cultura como empresa e também para trazer o público mais perto, compartilhando a nossa história e criando essa conexão”, afirma Caroline, que foi acompanhada da sócia e a da mãe empreendedora.

Para a Nair Zeferino, proprietária de uma hotelaria em Primavera do Leste, a missão na Itália proporcionou um novo olhar sobre a questão dos eventos, no qual identificou alternativas que reforçam a marca por meio da história do negócio.

“Vimos muitas novidades na parte de eventos. Por mais que não apliquemos tudo, nos deu uma abertura grande de possibilidades. Entendemos que a concepção de uma história por trás do negócio é importante para valorizar a marca e para fidelizar o cliente. Ao contar a nossa história, o cliente começa a ver de outra forma e a sua marca começa a ter mais valor e não preço”, destaca a empreendedora.

Estratégia de valorização

Responsável por organizar a missão, a analista Técnica do Sebrae/MT Inajara Campos, ressalta como as atividades geram oportunidades de negócio voltados a valorização do produto local e também dos produtores da região. Além disso, ela destaca a organização das cozinhas que reflete no bom atendimento ao freguês.

“Os lugares que visitamos têm uma pegada de valorizar o conteúdo local, eles compram de pessoas da região, do entorno, das proximidades, na medida do possível, justamente para valorizar os produtos frescos, e ainda encurta a distância, uma estratégia do negócio que proporciona a viabilidade da operação. Os empresários veem aqui parte da produção com esse olhar realmente de processos, como as coisas são bem organizadas dentro da cozinha, tudo muito pré-pronto, pré-preparado em termos de organização. O cliente chega, enfim, para ser atendido, isso esteja bem organizado e bem dinâmico dentro da operação da cozinha”, completa.

Missão técnica

O Sebrae/MT realiza missões nacionais e internacionais para impulsionar os negócios do estado por meio de dinamismo, técnicas inovadoras, novas tecnologias e muito aprendizado e prática. Informações sobre as próximas missões a serem realizadas podem ser obtidas por meio do telefone 0800 570 0800 ou pelo e-mail [email protected].

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