QUALIFICA e SENAC estão com inscrições abertas para o curso de Libras 

Picture of Secom/VG

Secom/VG

Freepik

QUALIFICA e SENAC estão com inscrições abertas para o curso de Libras 

Compartilhe:

O Programa Qualifica + VG, em parceria com o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), estão ofertando, de forma gratuita, 20 vagas para o curso de Libras. Os interessados devem procurar a Rede Cidadã, ao lado do Terminal André Maggi, munidos de toda a documentação pessoal, número de NIS e comprovante de endereço. É necessário que o participante tenha idade mínima de 14 anos e ensino fundamental completo. 

O objetivo do curso é o de promover uma melhor comunicação e acesso à informação para as pessoas da comunidade surda, para que possam estar integradas à sociedade. 

Como explica o coordenador do Núcleo de Qualificação Profissional, Jovanil Flores da Silva, este é o segundo curso de Libras realizado em Várzea Grande, e um dos mais solicitados nos últimos tempos. “Em função da demanda existe, há uma necessidade de se ter profissionais capacitados, principalmente nas escolas e demais órgãos públicos e privados, para atender a essas pessoas, daí resolvemos inserir esse curso na nossa programação”. 

Jovanil Flores disse ainda que serão ofertadas apenas 20 vagas, por isso os interessados devem procurar a Rede Cidadã, o mais rápido possível e fazer a sua inscrição. “Vale lembrar que o local também abrigará o curso que deve começar na primeira quinzena de abril”, observou.  

A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, disse que apesar da Língua Brasileira de Sinais ser reconhecida por lei em nosso país desde 2002, ela ainda não está presente em muitos ambientes importantes, e é preciso estar atento a essas pessoas que precisam se comunicar e ter acesso às informações. 

Além disso, explica a secretária, são vários os benefícios de uma pessoa ouvinte aprender Libras. “Além da comunicação com pessoas da comunidade surda, o ouvinte vai contribuir cada vez mais para as pautas de inclusão. Por isso a necessidade de termos a Libra na nossa grade de capacitação profissional”.

Deixe um comentário

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp