Quais são as punições para uma empresa que não paga impostos?

Quais são as punições para uma empresa que não paga impostos?

Imposto é sempre um assunto polêmico, e muitos acham que eles existem em demasia, outros que os valores deles são inflacionados e acabam fazendo o pagamento de certa forma insatisfeitos.

Mas, o que muitos questionam é: o que acontece se a pessoa deixar de pagar os impostos? A resposta para essa pergunta, de um modo geral, é que depende. Primeiramente, alguns impostos são praticamente impossíveis de não serem pagos.  

Isso porque existem muitos impostos que já vêm embutido no preço de alguns produtos. São os famosos impostos sobre produtos, e que muitas pessoas nem sabem que pagam por eles, já que trata-se de um imposto universal e que todos pagam.

Existem também impostos sobre veículos, sobre iluminação pública, sobre tratamento de esgoto, e muitos outros. Não tem como fugir desses impostos pois eles vêm agregados a outros valores de serviços que devem ser pagos.

Os impostos que algumas pessoas tentam se esquivar estão ligados ao imposto de renda, por exemplo, ou a valores que geralmente são pagos por empresas, o que pode gerar grandes problemas. 

Portanto, a evasão fiscal é um tipo de crime bem comum, cometido principalmente para pessoas muito ricas. No entanto, frequentemente os donos de empresas, principalmente as mais jovens, acabam não dando a devida atenção para esse fato e acabam se perdendo na contabilidade e não pagando o imposto por esquecimento ou então pagando-o de forma incorreta. 

Por essa razão, se você tem uma empresa, certamente precisa contar com uma contabilidade em Volta Redonda, por exemplo, ou onde quer que você esteja para ter uma parceria e garantir que esteja pagando todos os compromissos corretamente ou, do contrário, você pode sofrer as consequências que vamos apontar a seguir. 

O que acontece quando não se paga o imposto devido

Quando uma pessoa vai abrir uma empresa, normalmente ela se empolga diante de todos os sonhos e planos. No entanto, não tem como saber o quão longe essa pessoa realmente pensa ou se aquilo é apenas uma empolgação. Caso ela realmente queira que a sua empresa tenha sucesso, por exemplo, já deve ter pensado nas consequências negativas que terá em não pagar os impostos.  

Como sabemos, se uma pessoa física sonega imposto ela pode até ser presa. Dependendo do caso, poderá cumprir de seis meses a um ano de prisão, além de ter que pagar uma multa.

Essa multa pode ter um valor bem significativo, podendo ser de duas a cinco vezes o valor do imposto devido, mostrando que tentar evadir é um grande perigo tanto para a sua liberdade quanto para o seu bolso. 

Portanto, quando se trata de uma empresa, existem coisas que podem recair sobre o negócio, como a dificuldade para conseguir crédito, por exemplo, caso esteja com problemas no pagamento dos impostos. No Brasil existem vários programas nacionais de crédito ao empresário, e alguns específicos para cada tipo de negócio. 

Como esses programas são em parceria com o governo, obviamente você não terá acesso a eles enquanto estiver com problemas relacionados a impostos. 

Outros problemas

Além disso, podemos mencionar as licitações, pois sempre que uma nova acontece, a empresa não pode participar se tiver com problemas com impostos, tendo em vista que, por ter uma parceria com o governo, não aceitará uma empresa inadimplente.  

Outra agravante que pode ser algo mais sério é o confisco de bens da empresa, sendo essa uma tática para lidar com a empresa inadimplente de uma forma mais urgente e também mais radical.  

Vale lembrar ainda que sonegar imposto pode ser tanto mentir sobre os valores corretos quanto simplesmente omiti-los. Os dois casos são graves e podem ter consequências sérias, portanto, é importante que o empresário tome cuidado.

Afinal, além de gerar consequências legais para a empresa e para a pessoa, ainda deixa-os mal vistos na sociedade e no mercado. Temos que lembrar sempre que uma empresa só obtém sucesso e se mantém ativa com base na sua reputação. 

Se uma pessoa perde a reputação ela perde a sua boa imagem, portanto a sua vida no mercado vai ficar bem mais complexa. Por isso, recomenda-se que todos os impostos sejam pagos em dia para que se possa trabalhar de forma honesta e sem maiores preocupações. 

Portanto, se você não quer enfrentar problemas com a justiça e quer preservar a sua reputação, esteja sempre atento às suas declarações. Tenha uma empresa de contabilidade confiável e capacitada cuidando de toda essa parte para você, e assim garantir que não existirá qualquer tipo de erro. 

+ Acessados

Veja Também