Programa ‘Escola Verde’ fomenta conscientização e sustentabilidade do meio ambiente em Várzea Grande

Picture of Secom/VG

Secom/VG

Programa ‘Escola Verde’ fomenta conscientização e sustentabilidade do meio ambiente em Várzea Grande

Compartilhe:

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer está implementando o Programa “Escola Verde” nas unidades escolares da rede municipal de Várzea Grande. A iniciativa foi aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Kalil Baracat.

De acordo com o secretário Silvio Fidelis, o programa está em fase de inserção e expansão nas unidades escolares por meio da equipe de Educação Ambiental da Superintendência Pedagógica da SMECEL, visando promover ações de conscientização dentro do ambiente escolar, com atividades voltadas à promoção da preservação do meio ambiente e das questões relacionadas à sustentabilidade.

“A rede municipal já vem realizando ações voltadas às questões do meio ambiente, como a parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS), que já realiza atividades com os alunos da nossa rede no Parque Municipal Bernardo Berneck e também nas escolas. O Programa vem para consolidar e garantir a promoção da Educação Ambiental nas escolas do município, garantindo qualidade, conteúdo e informação aos nossos alunos”, declarou.

Para a superintendente pedagógica, Luz Marina Coelho, o Programa “Escola Verde” se destaca por um conjunto de ações educativas que irão reforçar o conceito da preservação ambiental não apenas nas dependências da escola, mas também em todo seu entorno. Entre as atividades propostas estão apresentações artísticas de dança, teatro, rodas de conversa com temas relacionados a importância das árvores, o correto descarte do lixo, além de atividades em sala de aula para incentivar os estudantes a expressarem sua compreensão sobre o meio ambiente através de desenhos, pinturas, poemas e redações.

Educação Ambiental na Escola da rede municipal – Apesar de não ser uma disciplina, muitas instituições de ensino promovem a educação ambiental atrelado às aulas de Ciências da Natureza, principalmente por meio de matérias como: Biologia, Química e Física. Existem diversos motivos que enfatizam a importância da educação ambiental na escola como por exemplo, a preservação dos recursos naturais do planeta e reafirmar a importância do meio ambiente.

Reafirmar a importância do meio ambiente é um dos motivos que justifica inserir a educação ambiental nas escolas. É comum que as instituições de ensino realizem ações para falar do tema em datas comemorativas como: Dia Mundial do Meio Ambiente, Dia da Amazônia, Dia da Árvore e etc. No entanto, a realização de atividades fora desses períodos ajuda a enfatizar a seriedade do assunto.

A importância da educação ambiental na escola está ligada ao fato de promover consciência ecológica relacionado, por exemplo, à preservação dos recursos naturais. Durante as atividades, os estudantes aprendem como as ações, que visam a preservação da água, florestas, animais e tudo encontrado na natureza, são necessárias à sobrevivência das gerações futuras. 

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp