Ônibus do MT Hemocentro recebe doações de sangue no Hospital Metropolitano de Várzea Grande

SES-MT

SES-MT

O Hemobus, que é um ônibus adaptado pela SES, percorre todo o estado facilitando a coleta voluntária de sangue Crédito - Lucas Cavalcante

Ônibus do MT Hemocentro recebe doações de sangue no Hospital Metropolitano de Várzea Grande

Hemobus estará no local das 8h às 16h, com objetivo de incentivar os moradores a doarem sangue

Parceria entre o MT Hemocentro e o Hospital Metropolitano, unidades geridas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), possibilita coleta de sangue em Várzea Grande. O Hemobus estará no hospital entre esta segunda-feira (09.10) e quarta-feira (11.10), das 8h às 16h, com objetivo de incentivar os moradores da cidade a ajudarem as entidades de saúde na missão de salvar vidas.

O agendamento para a doação deve ser feito POR AQUI. O Hospital Metropolitano está localizado na Avenida Dom Orlando Chaves, S/N, no bairro Cristo Rei, em Várzea Grande.

A várzea-grandense Luciana dos Santos Silva, de 41 anos, mora no bairro Parque do Lago e fez questão de ir cedo até o Hemobus para ser uma das primeiras a colaborar com o Hemocentro e Hospital Metropolitano, que estão empenhados em aumentar o estoque de bolsa de sangue no Estado.  

“Fiquei feliz em saber que o Hemobus estaria perto de casa e não pensei duas vezes para vir doar, porque eu acho esse gesto tão nobre. Demonstra empatia pelo outro e não custa nada”, entende Luciana, que atualmente trabalha como secretária no município.  

A assistente social do Hospital Metropolitano, Letícia Pereira de Souza Oliveira, de 36 anos, também aproveitou a oportunidade para doar sangue.

“Para mim esse gesto significa amor ao próximo. Ele é essencial para manutenção da vida de muitas pessoas que precisam. Eu já convidei minha família e amigos para fazerem parte dessa campanha não só hoje, mas sempre que puderem”, conta a servidora.

O pecuarista Reginaldo Barros dos Santos, de 46 anos, é doador há cinco anos e não mede esforços para participar das ações promovidas pelo Banco de Sangue.

“Eu faço isso para ajudar os outros. Se todos fizerem sua parte conseguiremos proporcionar mais qualidade de vida a quem depende dessas doações”, acredita Reginaldo, que reside no bairro Vista Alegre, na cidade metropolitana.

Trabalho conjunto

A diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, explica que as campanhas externas com as unidades móveis, como caminhão, carreta e Hemobus, são imprescindíveis para a manutenção dos serviços ofertados no local, além de facilitarem o acesso da população ao banco de sangue.

“Desta forma atingimos nossa missão, que é ajudar a salvar vidas, pois nossas bolsas de sangue vão para os hospitais públicos do Estado e também colaboram para os pacientes que tratam as doenças de sangue no Hemocentro”, diz a diretora.

Entusiasmada com a campanha, a diretora do Hospital Metropolitano, Cristiane de Oliveira, espera bons resultados ao fim da ação e conta que incentivou os servidores da unidade a abraçarem a causa.

“Estamos todos unidos no proposito do Hemocentro, pois o principal beneficiado com esse trabalho conjunto é o paciente do Sistema Único de Saúde”, afirma Cristiane.

Hemocentro Público
Créditos: Gcom-MT/Mayke Toscano

Agenda de outubro

Com a proposta de intensificar as coletas para repor e manter o estoque do banco de sangue público do Estado, o MT Hemocentro realiza, no mês de outubro, diversas ações voltadas para a doação voluntária de sangue, além das coletas de rotina realizadas pela entidade.

No dia 17 ocorre o III Encontro da Hemorrede-MT. O evento será realizado até o dia 20, no auditório do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE), localizado no Centro Político Administrativo, em Cuiabá.

Nos dias 19 e 20, o hemobus estará em Cuiabá, no Colégio Coração de Jesus, para coleta de sangue. 

Depois, a unidade de saúde segue com as agendas externas. As equipes de coleta estarão com o caminhão no Multiação, que ocorrerá no dia 21, em Tangará da Serra. Já do dia 23 ao dia 27, a carreta do Hemocentro estará em Cáceres, por meio da iniciativa da SES Ir para Incluir.

No dia 27, os moradores do Alphaville doarão sangue no Caminhão da unidade.  Já no dia 28 o Hemobus estará no Multiação do Barralcaool, em Barra do Bugres, e, no dia 30, o caminhão do banco de sangue encerra as atividades de outubro em Nova Mutum.

Serviço

Durante o mês de outubro, o MT Hemocentro segue realizando coletas na sede da unidade. As doações podem ser agendadas por este link ou por meio dos telefones (65) 3623-0044 (Ramal 221 e 222) e WhatsApp (65) 98433-0624.

A sede do MT Hemocentro está localizada na Rua 13 de Junho, nº 1.055, Centro Sul, Cuiabá. O funcionamento regular da unidade ocorre de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 17h30.

O Banco de Sangue é coordenador e referência em hematologia e hemoterapia em Mato Grosso e atende à demanda sanguínea dos prontos-socorros de Cuiabá e de Várzea Grande, do Hospital Universitário Júlio Müller, do Hospital Municipal São Benedito e do Hospital Metropolitano de Várzea Grande. A unidade também é suporte para as 14 unidades de coleta e transfusão e 26 agências transfusionais distribuídas nas microrregiões de saúde que fazem parte da hemorrede estadual.

+ Acessados

Veja Também