O que é reconhecimento de imagem e como usar no e-commerce

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O que é reconhecimento de imagem e como usar no e-commerce

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reconhecimento de imagem no e-commerce, também chamado de visão computacional, é um recurso que utiliza inteligência artificial para identificar, distinguir e classificar imagens.

Essa tecnologia está sendo usada em vários setores, como comércio eletrônico, medicina, recursos humanos e transporte, mas está ganhando cada vez mais espaço em outras áreas da sociedade por conta de sua eficácia.

Seu funcionamento se baseia na inteligência artificial que entra em contato com diferentes imagens de referência. O recurso é treinado para reconhecer características entre as fotografias observadas.

Em seguida, o recurso consegue identificar, comparar e classificar as imagens, de acordo com seu aprendizado. Essa tecnologia costuma trabalhar com realidade aumentada, ou seja, utilizando fotografias do mundo físico para realizar ações virtuais.

Um bom exemplo é a pesquisa por imagem do Google em que o usuário fotografa o objeto com seu celular e o buscador encontra produtos semelhantes ou informações sobre a imagem.

Para entender melhor o assunto, este texto vai explicar como a tecnologia pode ser usada no e-commerce, quais são os benefícios que oferecem, como implementar essa facilidade e quais são os desafios e oportunidades que oferece no comércio eletrônico.

Também vai mostrar como integrar o reconhecimento de imagem com outras estratégias de marketing para melhorar ainda mais os resultados.

Usando o reconhecimento de imagem no e-commerce

O reconhecimento de imagem é um recurso muito útil para plataformas e-commerce, e existem algumas estratégias imprescindíveis para aplicá-lo. São elas:

Identificar os produtos

A loja virtual pode usar o reconhecimento de imagem para identificar produtos em processos internos, como se fosse uma pesquisa virtual para colaborar com as vistorias e auditorias de produtos.

Um fabricante pode ir até um supermercado com toldo articulado motorizado e fotografar seus produtos na gôndola, desse modo, a inteligência artificial vai identificar e informar a situação do estoque, como:

  • Quantidade de itens;
  • Situação da embalagem;
  • Etiquetagem dos produtos;
  • Falta de mercadoria.

Isso é muito importante para saber qual é a situação dos produtos que ainda estão passando pelos processos internos do estabelecimento.

Busca por imagem

A busca por imagem é muito útil nas lojas virtuais e pode influenciar a conversão. Trata-se de um recurso tão promissor que grandes plataformas de vendas já utilizam em seus aplicativos.

O usuário pode carregar uma imagem, tirar a foto de um objeto ou ler o código de barras, assim como inserir uma URL ou enviar uma imagem.

Busca por cor

A busca por cor é muito comum entre os consumidores mais decididos ou que precisam adquirir um produto de cor específica.

Por exemplo, uma secretária vai comparecer ao jantar de empresa e precisa comprar um vestido preto. Basta usar a busca por cor para encontrar produtos dentro dessa categoria e com atributos específicos.

Para conseguir bons resultados, a loja deve contar com uma equipe para criar categorias e atributos relacionados às cores dos itens. Outra opção é cadastrar a informação diretamente no título ou na descrição das mercadorias.

Benefícios do reconhecimento de imagem

O reconhecimento de imagem traz muitos benefícios para a experiência do cliente e o aumento das vendas no e-commerce.

Um desses benefícios é a otimização do trabalho por parte dos produtores, que só precisam enviar uma fotografia da gôndola para o sistema.

Para que o produto tenha um bom posicionamento dentro do ponto de vendas, a marca precisa saber como se promover e entender a estratégia usada pelos concorrentes.

Com a ajuda do reconhecimento de produtos, essas informações podem ser coletadas facilmente durante as visitas dos promotores às lojas. Eles conseguem ter uma compreensão sobre a realidade do ponto e estruturar estratégias personalizadas.

A coleta manual de informações pode gerar erros, e isso prejudica as estratégias de marketing. É importante saber que esses erros podem ir desde os números até os critérios usados para avaliar e recolher informações.

Como implementar o reconhecimento de imagem?

Uma plataforma de aluguel de máquina de café para escritório pode aplicar o reconhecimento de imagem no e-commerce, e uma das melhores formas de fazer isso é por meio da busca por imagens no aplicativo.

Grandes marketplaces já usam essa facilidade para que os clientes possam encontrar os resultados que procuram facilmente ou produtos similares que possam atender suas necessidades.

Outra possibilidade interessante é a Compra por Look, ou seja, o usuário procura um item específico, como uma camisa social. Quando o modelo da imagem está usando outras peças, a inteligência artificial consegue identificar esses itens e apresentá-los.

Ao visualizá-los, o consumidor que tinha a intenção de comprar apenas uma peça, acaba se interessando por outros itens que compõem o look.

Desafios e oportunidades do reconhecimento de imagem

Uma loja virtual de piso condutivo hospitalar pode aproveitar muitas oportunidades com o reconhecimento de imagem em sua plataforma.

Essa tecnologia pode ser usada para monitorar o estoque em tempo real e identificar automaticamente os produtos disponíveis.

Outra possibilidade para a empresa é entender o fluxo de clientes dentro da loja, conhecer um pouco mais sobre os padrões de tráfego, fazer melhorias no layout e alterar a disposição dos produtos para aumentar as vendas.

O recurso também ajuda a desenvolver sistemas de recomendação personalizados para que a marca sugira produtos relevantes e compatíveis com as preferências de seus clientes. Desse modo, acaba por melhorar a experiência de compra do consumidor.

Outra oportunidade trazida pelo reconhecimento de imagem é sua capacidade de medir a eficácia das campanhas de marketing, por meio da contagem e reconhecimento de elementos visuais nos anúncios e materiais promocionais.

Integrando o reconhecimento de imagem ao marketing

O reconhecimento de imagem pode ser aplicado às estratégias de marketing para e-commerce de várias formas. As imagens são fundamentais para vender, pois elas ajudam a criar a identidade visual do negócio e a estabelecer uma comunicação.

É muito importante que uma empresa de limpeza de terreno com retroescavadeira consiga desenvolver imagens atraentes, relevantes e de alta qualidade para chamar a atenção do público-alvo.

Juntamente com o reconhecimento, os recursos visuais podem ser usados no site institucional, nas redes sociais, no e-mail marketing e em outras campanhas.

Além de facilitar a busca pelos produtos, isso também reforça a identidade da organização e as soluções podem ser apresentadas de maneira mais atraente e desejável para o consumidor.

Se a intenção do negócio é usar imagens próprias, então precisa contratar um profissional qualificado e evitar uma aparência amadora que descredibiliza a plataforma de vendas.

Muitos negócios que estão começando agora escolhem imagens já prontas, e nesse caso, vale a pena usar um banco gratuito e evitar problemas com direitos autorais.

Uma pessoa que está interessada em adquirir um lavador de gases para cozinha industrial poderá fotografar um modelo da máquina e pesquisar dentro do site do fabricante, e a plataforma pode retornar essa pesquisa com vídeos.

Os vídeos são muito eficazes para engajar e converter, afinal, o potencial cliente pode ver o produto em uso, seu funcionamento e de que maneira vai atender suas necessidades.

A plataforma de vendas pode aproveitar esse tipo de material para contar sua própria história, demonstrar suas soluções, fornecer material educativo e até mesmo entreter os visitantes.

Por conta do crescimento das redes sociais e das plataformas de streaming, o vídeo se tornou um tipo de conteúdo necessário no planejamento de marketing. Mas ele só vai trazer os resultados esperados se for bem produzido e envolvente.

Um fabricante de escada de caracol de concreto pode usar esse tipo de conteúdo juntamente com o reconhecimento de imagem para criar conexão emocional com a audiência, fazer as pessoas permanecerem mais tempo no site e impulsionar as vendas.

Outro formato muito útil para a estratégia de marketing é um GIF, um tipo de animação curta e em loop que consegue transmitir uma emoção, demonstrar o produto e destacar suas características de maneira rápida e criativa.

Ao fazer uma pesquisa por imagem, o cliente pode acessar uma página que explique sobre o produto e utilize um GIF para mostrar suas características e até mesmo acrescentar um pouco de humor.

Um fabricante de coberturas para estacionamentos costuma usar esse recurso em suas estratégias de e-mail marketing, nas redes sociais e em conteúdos interativos, mas também pode aplicá-lo nas pesquisas por imagem dentro do site.

O grande diferencial do GIF é sua natureza cativante que consegue atrair a atenção do usuário e trazer mais engajamento para a marca.

Considerações finais

O consumidor moderno é cada vez mais visual, além disso, a vida está muito corrida, e quanto menos esforços uma pessoa tiver que fazer para encontrar o que precisa, melhor.

O reconhecimento por imagem é um recurso que acompanha essas mudanças nas necessidades e comportamento dos consumidores, e pode ser extremamente útil para o e-commerce.

Como destacado anteriormente, o recurso já vem sendo usado por muitos canais de vendas por conseguir proporcionar uma experiência melhor aos usuários. Com isso, também consegue aumentar as conversões e os lucros da empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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