Missão do Mapa na África busca o desenvolvimento da agricultura e pecuária no país e estreitar as relações comerciais

Picture of Mapa

Mapa

Missão do Mapa na África busca o desenvolvimento da agricultura e pecuária no país e estreitar as relações comerciais

No último ano, o Brasil foi o principal fornecedor de produtos agrícolas para Angola

Compartilhe:

A pedido do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, enviou para a União Africana a primeira comitiva com representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e empresários do agronegócio para estreitar as relações comerciais com o continente africano.

A missão, coordenada pelo secretário-executivo adjunto do Mapa, Cleber Soares, aconteceu entre os dias 7 e 13 de abril pelas Províncias de Luanda, Malanje e Cuanza Sul com objetivo de desenvolver agricultura e pecuária no país.

Além da troca de experiências entre os setores dos dois países, a missão busca impulsionar a produção agrícola com a cooperação e transferências de tecnologias, bem como a ampliação das exportações brasileiras para o país africano.

Na oportunidade, foram realizadas reuniões estratégicas com autoridades do Governo; ministro do Ministério da Agricultura e Florestas (Minagrif); ministro de Estado da Economia; diretoria do Fundo Garantidor de Crédito; diretoria do Fundo Soberano de Angola; Agência de Investimentos Privados e Promoção das Exportações; e Banco Africano de Desenvolvimento.

A comitiva também visitou locais como usina de açúcar e álcool, fazendas de produção de grãos, suínos, aves e pecuária de corte, projeto do polo de produção de arroz e trigo, empresa de máquinas, insumos, projetos e consultoria agrícola, entre outros.

No último ano, o Brasil foi o principal fornecedor de produtos agrícolas para Angola. Em 2023, as exportações brasileiras do setor agropecuário atingiram o valor de US$ 239 milhões, com um total de 223 mil toneladas de produtos agrícolas exportados. Os principais produtos enviados pelo Brasil para o mercado angolano incluíram carnes (bovina, suína e de aves), açúcar, álcool, cereais, farinhas e preparações.

Ao longo do ano, outras missões serão realizadas pelo Mapa no continente africano passando pelas províncias de Etiópia, Nigéria e Argélia.

Acompanharam a comitiva, o assessor especial do ministro, Carlos Augustin, o analista de comércio exterior do Mapa, Luiz Cláudio Caruso, e o adido agrícola em Luanda, José Guilherme Leal.

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp