Com o objetivo de dar continuidade ao projeto de implementação da plataforma de autocontrole digital, o Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, conversou nesta quarta-feira (5) com o presidente do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Jorge Gerdau. A plataforma, também conhecida por SDA Digital, tem por objetivo desburocratizar e modernizar a relação do governo com o setor privado.
“Essa reunião com o Movimento Brasil Competitivo é muito importante para darmos seguimento a um processo já iniciado de transformação da Secretaria de Defesa Agropecuária nos seus procedimentos e processos relacionados à fiscalização e registros, que é a grande plataforma SDA Digital”, explicou Fávaro.
Desenvolvida pela Secretaria de Defesa Agropecuária com o apoio do MBC, a Plataforma de Autocontrole vai possibilitar uma visão mais precisa das cadeias produtivas e seus processos, tanto animal, vegetal e insumos agrícolas, proporcionando uma fiscalização mais efetiva, com a emissão de certificados de qualidade dos produtos embasada em confiabilidade e na agilidade do processo autodeclaratório.
Durante a reunião, Jorge Gerdau falou sobre a evolução tecnológica que está acontecendo no mundo e o papel do Mapa nessa evolução. “Uma excelente reunião como essa, onde podemos dialogar sobre um importante projeto como o do autocontrole. Por isso, considero um dos mais importantes ministérios, pois atende aos interesses da base da população, além de trazer modernização e tecnologias para o agro”, disse.
Se afastando da ideia de autoinspeção e autorregulação, o autocontrole pode ser descrito como a capacidade do agente privado implantar, executar, monitorar, verificar e corrigir procedimentos de produção e distribuição de insumos agropecuárias, alimentos e produtos de origem animal ou vegetal, visando garantir sua inocuidade, identidade, qualidade e segurança.