Mais de 650 servidores foram atendidos com práticas terapêuticas ofertas pela SES

SES-MT

SES-MT

Práticas Integrativas Complementares em Saúde (Pics) Crédito - Fernanda Nazário/SES-MT

Mais de 650 servidores foram atendidos com práticas terapêuticas ofertas pela SES

Entre os meses de março e junho de 2023, mais de 650 servidores que atuam no Centro Político Administrativo foram atendidos com práticas terapêuticas ofertadas pela Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso (SES-MT). 

O projeto “Promoce Pics (Práticas Integrativas Complementares em Saúde)” é organizado pela Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde da SES (Cophs) e ocorre toda terça-feira, das 8h às 11h, na pracinha da Pasta.

A proposta é a promoção da saúde do trabalhador, visando cuidar e melhorar a qualidade de vida dos servidores, conforme diretrizes das Políticas Nacionais de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) e de Promoção da Saúde (PNPS).

Para a servidora da SES, Eloa Pimenta, o espaço na pracinha vai além de terapias. Ela acredita que o momento proporciona qualidade de vida e bem-estar para os servidores.

“Esse momento aqui é importante para mim enquanto servidora, porque tiro 10 a 30 minutos do meu dia da semana para respirar e relaxar. Meu chefe colabora para isso e me libera porque é benéfico para mim e para ele, pois estarei bem comigo mesma e vou produzir mais e menos tensa”, diz Eloa, que já passou pelo atendimento de auriculoterapia, Reiki, reflexologia, entre outros.

Práticas Integrativas Complementares em Saúde (Pics)
Créditos: Fernanda Nazário

Com objetivo de tratar o nervo ciático e a ansiedade, a servidora Dilma Guimarães, da SES, afirma que é nítida a melhoria de suas dores após fazer as terapias. “Toda terça-feira faço a auriculoterapia e reflexologia para ansiedade e nervo ciático. Eu também sinto que minha enxaqueca está mais equilibrada, principalmente com o tratamento fitoterápico que iniciei após indicação de uma terapeuta que oferta o serviço aqui na pracinha”, conta. 

Satisfeita com o resultado do tratamento fitoterápico, a servidora Márcia Rocha, também da SES, relata que não sente mais tanta dificuldade para subir escada, e conta ter mais disposição no seu dia a dia.

“Hoje estou tomando as tinturas e meu estômago, intestino e sistema circulatório estão melhores. Apesar de ser obesa, eu já consigo subir bem as escadas. Antes tinha dificuldade para respirar, ofegava muito. Essas melhorias são comprovadas nos meus exames que agora têm bons resultados”, ressalta Márcia.

Práticas Integrativas Complementares em Saúde (Pics)
Créditos: Fernanda Nazário

O projeto

O projeto foi implementado na SES em março de 2023. As Pics são ofertadas gratuitamente por terapeutas voluntários e parceiros da Secretaria. Entre os serviços disponibilizados estão Reiki, Reflexoterapia, Auriculoterapia, Dança Circular, Fitoterapia, Pranic Healing e Cone Hindu. Há, também, exposição de produtos naturais ligados as Práticas Integrativas como velas, sprays e sabonetes aromatizados, artesanatos e tinturas fitoterápicas.

A coordenadora da Cophs, Rosiene Pires, explica que essas práticas são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, tendo como ênfase a escuta acolhedora, o desenvolvimento do vínculo terapêutico e a integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

“A SES é uma instituição que promove a saúde e assegura aos servidores o direito a um ambiente de trabalho saudável, com implementação de estratégias voltadas para a temática e para valorização do trabalhador. Além disso, as Pics visam à promoção da saúde por meio da integralidade do cuidado e do empoderamento individual e coletivo”, diz a gestora.

Leidiane de Oliveira Fonseca é terapeuta em reflexologia e oferta o tratamento às terças na SES. Ela esclarece que a terapia trabalha pontos específicos no pé que reflete cada órgão do corpo.

“Na hora que apertei o pé da paciente, o local que pressionei afundou e demorou para voltar, isso indica nervo ciático e já estamos tratando isso. A reflexologia previne e trata problemas, além de promover relaxamento e melhoria da ansiedade”, diz a profissional.

A PNPIC institucionaliza 29 práticas, sendo elas: Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Medicina Antroposófica, Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Termalismo Social/Crenoterapia, Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa, Yoga, Apiterapia, Aromaterapia, Bioenergética, Constelação familiar, Cromoterapia, Geoterapia, Hipnoterapia, Imposição de mãos, Ozonioterapia e Terapia de Florais.

Parceiros

São parceiros do projeto os voluntários Isa Mara Castro Rondon (Reiki), Juceleni Maria Braga (Reiki), Thieza Vaz Fernandes (Auriculoterapia), Danielle Clemente (Dança Circular), Tereza Vaz Fernandes (Reiki), Christiane Ferreira (Auriculoterapia), Péricles Renato de Campos (Cone Indu), Mônica Cristina Campos (Reiki), Marion Barros Ferreira (Dança Circular), Fátima Aparecida de Melo (Reike e Reflexologia), Maria Eduarda Tolazzi (Pranic Healing), Maria José dos Santos (Dança Circular), Honorina Patrícia Zacarias (Fitoterapia), Ruth Nobuko (Pranic Healing), Geovane Tolazzi (Pranic Healing), Paula  Gonçalves (Reiki), Ester Sara Roberta (Reflexologia e Reiki), Tatiane Cruz (Auriculoterapia), Leydiane Fonseca (Reflexologia), Sandra Cardoso (Auriculoterapia) e Aline Seba (Cone hindu).

O projeto é realizado todas as terças-feiras no período matutino, na SES, alternando as práticas a serem ofertadas.

Os interessados em integrar a ação como terapeuta voluntário ou expositor devem entrar em contato com a equipe por meio do e-mail [email protected] ou do telefone (65) 3613-5415.

+ Acessados

Veja Também