Fortalecimento muscular: fundamental para a longevidade

Picture of Mike Alves

Mike Alves

Pexels

Fortalecimento muscular: fundamental para a longevidade

Compartilhe:

O exercício físico deveria ser parte da rotina de todas as pessoas. Seja uma atividade simples, como caminhar, até algo mais pesado, como a musculação, o importante é não ficar parado.

Ainda assim, antes de correr para a academia ou sair para as ruas e colocar o corpo em movimento, é preciso buscar as melhores marcas fitness para compra de roupas, calçados e até alimentos.

Mas você sabe porque o fortalecimento muscular contribui para a longevidade? Confira os detalhes e entenda por que se exercitar precisa virar uma atividade comum do seu dia a dia. 

O que é o fortalecimento muscular? 

É o processo de deixar o músculo mais forte, para que ele consiga suportar mais peso. O objetivo não é apenas carregar objetos pesados, mas facilitar, por exemplo, a sustentação do peso do próprio corpo, evitando quedas.

Esse fortalecimento ocorre por meio dos exercícios físicos, como a musculação e o pilates, deixando o corpo mais forte. Tanto que não são indicados apenas para quem deseja ficar musculoso ou ter corpo definido e podem ser feitos em qualquer fase da vida adulta, desde que com orientação de um profissional. 

Por que diminui o risco de morte? 

Um estudo feito observando pessoas acima de 60 anos por uma década concluiu que os que treinavam com pesos e fortaleceram os músculos viviam mais. Houve redução de 44% no número de mortes por quedas e problemas cardíacos em comparação com idosos que não praticavam exercícios.

Como o estudo não determinou uma relação de causa e efeito, acredita-se que a redução no risco de morte está relacionada com o hábito de vida mais saudável. A pessoa se alimenta melhor, tem menor risco de cair e se machucar e diminui a gordura ruim do corpo.

Durante o estudo foram considerados exercícios com carga, de resistência, com peso, como na musculação. Ainda assim, os médicos afirmam que outras atividades que trabalham os músculos, como a calistenia (com o treino usando apenas o próprio peso do corpo) e o pilates também trazem bons resultados. 

Quais atividades vale incluir na rotina? 

A musculação não é o único exercício que ajuda a fortalecer a musculatura e garante a longevidade. Outras atividades podem (e deveriam) ser parte da rotina de jovens, adultos, e idosos.

Veja abaixo o que você pode praticar durante a semana, lembrando que, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) adultos de todas as idades devem praticar ao menos 150 minutos de atividades aeróbicas de intensidade moderada durante a semana, ou seja, uma média de 22 minutos diários. 

Pilates

O pilates já foi visto como uma atividade exclusiva de pessoas que precisavam de fisioterapia. Hoje pode ser feito por quem deseja fortalecer a musculatura, mesmo sem ter uma doença prévia. Inclusive, a atividade ajuda a melhorar a postura e reduzir dores causadas por passar muito tempo sentado. 

Dança

Aulas de dança também são uma ótima opção para quem não gosta de academia e faz cara feia só de pensar em musculação. Geralmente você aprende vários ritmos e encontra pessoas de várias idades. Além disso, vale buscar por aulas online e se arriscar a dançar em casa mesmo. 

Caminhada 

Ideal para quem vai começar a se mexer e quer deixar o sedentarismo de lado. Pode ser feita sozinha ou em companhia de outras pessoas. Comece em um ritmo mais tranquilo e explore as regiões próximas da sua casa. Vale também deixar o carro em casa para ir ao mercado ou panificadora, pois já conta como uma breve caminhada. 

Esportes 

Os esportes, em geral, ajudam bastante a gastar energia e dar força aos músculos. Futebol, vôlei, handebol são apenas alguns exemplos, mas se você gosta de água, a natação é uma ótima opção. 

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também