Estudantes que farão o Enem 2024 já podem solicitar isenção da taxa de inscrição

Picture of Seduc-MT

Seduc-MT

Assessoria

Estudantes que farão o Enem 2024 já podem solicitar isenção da taxa de inscrição

Quem obteve gratuidade no Enem de 2023 mas não realizou a prova deve enviar Justificativa de Ausência para solicitar nova isenção

Compartilhe:

Os estudantes do 3º ano do Ensino Médio e do 2º ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Estadual de Mato Grosso já podem solicitar a isenção da taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. O prazo para solicitação começou nesta segunda-feira (15.04) e segue até o dia 26 de abril. O mesmo período é válido para o envio da Justificativa de Ausência, para o caso dos estudantes que obtiveram isenção da taxa de inscrição em 2023, mas não realizaram a prova.

Para obter isenção da taxa de inscrição no Enem 2024, o participante deve cumprir algum dos seguintes critérios, que deverão ser comprovados na hora da solicitação: ter feito o Ensino Médio completo na rede pública; ser bolsista integral de escola particular, desde que tenha renda familiar per capita abaixo de 1,5 salário mínimo; e ser membro de família em situação de vulnerabilidade social, inscrita no CadÚnico. Estudantes contemplados pelo programa federal Pé-de-Meia também têm direito à isenção da taxa.

No caso da Justificativa de Ausência, a declaração precisa ser feita por quem obteve gratuidade das taxas em 2023, mas não fez a prova. Nesse caso, é preciso comprovar que houve impedimento para a realização do exame no ano anterior para, então, solicitar uma nova isenção. Alunos que pagaram para fazer a prova em 2023 e pretendem pedir gratuidade em 2024 não precisam justificar a ausência.

O sistema da página do participante informará os critérios em cada caso.

Pré-Enem Digit@l MT

Em Mato Grosso, mais de 17 mil estudantes do 3º ano do Ensino Médio e do 2º ano da Educação de Jovens e Adultos se inscreveram no curso preparatório Pré-Enem Digit@l MT, oferecido gratuitamente pelo Governo de Mato Grosso. Eles receberam o kit material de estudo com 12 livros e quatro cadernos contendo exercícios simulados.

Durante os nove meses do curso, seão realizados aulões presenciais, online, aulas de Redação Nota 1000, simulados e uma aula especial intercalando as provas do Enem, que serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro.

O Pré-Enem Digit@l MT faz parte da Política ‘Projetos Pedagógicos Integrados’, uma das 30 políticas educacionais que compõem o Plano EducAção 10 Anos, que visa colocar a rede estadual entre as cinco redes mais bem avaliadas no país até 2032.

Confira abaixo o cronograma do Enem 2024

  • Prazo para pedir isenção online: de 15 a 26 de abril;
  • Resultado: o resultado da isenção sai em 13 de maio;
  • Recursos: de 13 a 17 de maio, quem teve a isenção negada pode entrar com recurso;
  • Resultado dos recursos:¿24 de maio.   

Para mais informações sobre o Enem, acesse este link.

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp