Cartório de Rondonópolis disponibiliza urna eletrônica para eleitores simularem voto

Picture of Assessoria TRE-MT

Assessoria TRE-MT

José Cruz/Agência Brasil

Cartório de Rondonópolis disponibiliza urna eletrônica para eleitores simularem voto

A iniciativa visa proporcionar um momento de interação e contato com a urna eletrônica para jovens que estão tirando o título, mas também para tirar dúvidas das próximas eleições

Compartilhe:

A 10º Zona Eleitoral, localizada no município de Rondonópolis, disponibilizou uma urna eletrônica para eleitores e eleitoras tirarem dúvidas e simularem o voto. A ideia surgiu a partir do Projeto Jovem Eleitor, que vai até as escolas com palestras educativas sobre o voto e o processo eleitoral. O equipamento está dentro do Cartório Eleitoral, situado na Vila Marinópolis. Lá, o eleitorado, além de poder manusear a urna, recebe orientações para as próximas eleições com data marcada para 06 de outubro em 1º turno. 

Durante o contato são dadas orientações sobre segurança da urna e o dia da eleição deste ano, como qual documento levar, ordem de votação, a chamada ‘colinha dos números’, o sigilo do voto e a proibição de uso de equipamentos eletrônicos na cabine de votação. Além disso, são dadas informações para que as pessoas não acreditem em desinformações sobre as eleições. 

No caso de novos eleitores e eleitoras que irão votar pela primeira vez neste ano, a ação é importante para estimular a participação política, como explicou o servidor da 10º ZE, Elvis José Aguiar Silva. “Nós, da Justiça Eleitoral, temos percebido que os jovens já ouviram, tanto bem, quanto mal sobre a urna. E como fazem parte de uma geração conectada, são mais expostos, principalmente, às desinformações, então esta oportunidade de conhecer e tirar suas dúvidas vendo e simulando o voto, desperta o interesse de participação no processo eleitoral”. 

Para o estudante Marcos Antônio Dias da Silva, de 15 anos, que foi fazer o título, a experiência de simular o voto e poder conhecer a urna de perto foi interessante e o deixou otimista para votar pela primeira vez nas Eleições Municipais deste ano. A oportunidade serviu para mostrar como é realizado o voto e já deixou o estudante preparado para exercer o seu direito. 

Já para Ana Gabriela Alencar Silva, 19 anos, que tirou o título neste ano, e irá votar também pela primeira vez, o sentimento é de ansiedade. Ela, que atrasou para tirar o título, confessa que acha muito importante a participação nos processos eleitorais. “Querendo ou não, o futuro do nosso país está nas nossas mãos. Então, é uma experiência inexplicável. Eu estou muito ansiosa para poder votar”, explicou. 

A urna ficará disponível mesmo após o fechamento de cadastro, programado para a próxima quarta-feira, 08 de maio. Mesários, mesárias, eleitores e eleitoras poderão usar para o treinamento. 

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também