Aulas na rede municipal começam nesta segunda

Redação PH

Redação PH

seduc proporciona pedagogia diferenciada a estudantes estrangeiros

Aulas na rede municipal começam nesta segunda

A rede municipal de ensino se prepara para receber cerca de 17 mil alunos nesta segunda-feira (9) nas 62 unidades de ensino. Todos os detalhes estão sendo checados para o início do ano letivo de 2015. A escola “Rosalino Antônio da Silva”, que completaria o quadro de 63 unidades, antecipou o início do ano, começando as aulas no dia 5 de fevereiro. Uma das novidades da rede, é que o processo de atribuição de aulas por número de alunos foi feito pelo sistema, assim como o lançamento das matrículas pelas escolas.

A secretária de Educação do município Ana Carla Muniz destacou que a equipe da pasta está trabalhando intensamente para dar início no ano letivo, destacou que foi realizado o seletivo com mais de 6 mil inscritos e que está sendo concluídalotação dos professores contratados.

“Estamos fazendo a checagem com cada setor para verificar se tudo está pronto para o início das aulas. E da parte da Secretaria, estamos esperando os alunos na segunda-feira”, ressaltou.

Durante a manhã de hoje, a secretária esteve com toda a equipe técnica da Secretaria em reunião na Câmara Municipal. Na oportunidade, esclareceu informações distorcidas que estão sendo passadas para a sociedade e para a imprensa. Foram esclarecidas dúvidas a respeito do processo seletivo, merenda escolar, índice de qualidade de ensino e contratação, atribuição e valorização dos profissionais.

Merenda

Ana Carla explicou que a Secretaria sempre prezou pela qualidade da merenda e que acredita que houve confusão em relação à mudança de nome da última refeição do dia para as crianças que passou de jantar para lanche reforçado, lembrando que o cardápio da escola continua o mesmo, a alimentação da creche continua responsável por 70% da nutrição da criança no dia, ficando 30% a cargo da família, que tem que dar o jantar à noite. Na creche, as crianças recebem quatro refeições, café da manhã, lanche, almoço e lanche reforçado.

Seletivo

Em relação à alteração da ordem de aprovação do candidato e publicação de resultados explicou que o processo teve lisura e foi feito de forma transparente pela equipe da Secretaria. O problema ocorreu com a classificação de candidatos que tiveram a mesma nota porque o sistema no momento de transportar os dados alterou números para texto em algumas datas. Lembrando que o critério de desempate era exatamente a idade das pessoas.

Auxiliares de Serviços Gerais (ASDs)

O processo de atribuição das auxiliares começou quando ocorreu o questionamento de que a quantidade de ASDs por escolas era mensurada pelo número de salas de aula e não por metro quadrado. Neste caso, depois de discutido o problema pelos membros das normativas houve consenso em usar o parâmetro nacional, que é de 600 m² por profissional, parâmetro de posteriormente foi questionado pelas ASDs.

Ideb

Quanto à notícia de que o Índice de Qualidade da Educação Básica (Ideb) vem caindo na rede, a informação não é real porque o índice vem sendo mantido, lembrando que o Ideb também depende das condições sociais e econômicas dos alunos e que a rede municipal atende, na maioria, alunos de baixa renda. Hoje, a escola municipal “José Antônio da Silva” possui o segundo melhor Ideb, na rede pública. Também foi destacado que o papel da administração é direcionar a política educacional e dar condições de trabalho, neste sentido a Secretaria promoveu várias formações continuadas e forneceu às escolas materiais didático pedagógicos de qualidade para melhoria das aulas.

Aumento

A secretária também lembrou que o prefeito Percival Muniz tem cumprido com a negociação firmada no ano passado no que diz respeito ao aumento de 10% aos professores e supervisores durante sua gestão. Lembrou que o prefeito já deu reajuste baseado na inflação e destacou que no ano passado foram dados para as duas categorias 5% de aumento real, este ano mais 2,5%, pagos mais de R$ 2 milhões em direitos represados, fora o pagamento de 2% de Adicional por Tempo de Serviço (ATS) e mudanças de referência e de nível, direitos previstos no Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS).

+ Acessados

Veja Também