A pedido de Savi, Sema trabalha para erradicar plantas invasoras

Redação PH

Redação PH

consumo das festas de final de ano aumentam a produção de resíduos na capital

A pedido de Savi, Sema trabalha para erradicar plantas invasoras

Em resposta à Indicação 108/2015, de autoria do deputado estadual Mauro Savi (PR), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente vai promover um plano de ação para erradicação e controle de espécies vegetais exóticas invasoras, principalmente a “leucena” (Leucaena leucocephala). O objetivo é reduzir o impacto ambiental da expansão da população de leucema sobre a vegetação nativa.

A leucena é uma espécie invasora originária do México e da América Central. Acredita-se que a leucena tenha vindo para cá com a intenção de alimentar o gado. Porém, antes considerada “milagrosa", a planta entrou na lista das 100 piores espécies invasoras do mundo, reconhecida como invasora agressiva e causadora de perda de biodiversidade.

Diante do problema apontado pelo deputado Mauro Savi, a Sema elaborou um plano de recuperação de área degradada contendo as seguintes medidas: limpeza da área; roçada; combate e controle das plantas exóticas; educação ambiental; combate a formigas cortadeiras; abertura de covas; plantio das mudas; replantio; coroamento, e instalação de placas educativas.

De acordo com a analista de meio ambiente da Sema, Elizandra Pedroso Vieira Frasão, a secretaria é responsável pela recuperação das áreas públicas de domínio do Estado, a exemplo das unidades de conservação, sendo o Parque Massairo Okamura uma das unidades mais afetadas pela leucena.

“É satisfatório saber que a Sema entendeu nossa preocupação, porque ações para o correto manejo e/ou erradicação dessas espécies invasoras devem ser iniciadas o mais breve possível, pois no futuro os prejuízos causados podem ser irreversíveis, levando algumas espécies nativas à extinção e à homogeneização do ambiente”, afirmou o deputado Mauro Savi diante da resposta ao seu pleito.

O cultivo da leucena era estimulado em todo o mundo e, por crescer rápido até em áreas degradadas, ajudar a fertilizar o solo e ser tolerante à seca, ela ganhou fama de "árvore milagrosa". Porém, logo começou a se espalhar onde não havia sido cultivada.

+ Acessados

Veja Também