AirAsia: hidrofones são usados para buscar caixa-preta

Redação PH

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AirAsia: hidrofones são usados para buscar caixa-preta

Equipes de buscas ao avião da AirAsia que caiu no mar de Java acreditam em avanços importantes nesta sexta-feira. Principalmente porque agora há o reforço de investigadores da França. Especialistas do Escritório de Investigação e Análise (BEA na sigla em francês) estão equipados com meios de detecção mais eficientes.

Eles estão equipados com hidrofones, usados para localizar as caixas-pretas da aeronave. Os investigadores franceses foram levados de barco à zona de buscas nesta manhã.

Até esta sexta-feira haviam sido resgatados 16 corpos – dos 162 passageiros que estavam no voo AirAsia. A comissária de bordo Khairunisa Binto Fauzi foi a primeira vítima a ser identificada. O corpo dela foi entregue aos familiares e enterrado na quinta-feira.

Comisária de bordo foi a primeira vítima a ser identificada

MANAN VATSYAYANA / AFP

O avião da AirAsia desapareceu das telas dos radares no último domingo, pouco depois de decolar do aeroporto de Surubaya, na Indonésia. O voo tinha Cingapura como destino e levaria duas horas para chegar.

O último contato da equipe de bordo solicitava uma alteração da rota, devido ao mau tempo. Minutos depois, quando os controladores tentaram informar a autorização, não houve mais respostas. O avião caiu no mar de Java, em frente à costa da ilha de Bornéu.

Devido ao mau tempo e às grandes ondas, as buscas precisaram ser suspensas por duas vezes. No total, 29 barcos e 17 aviões participam dos trabalhos de busca. O diretor de operações de busca e resgate, Bambang Soelistyo, apontou "duas tarefas prioritárias" do trabalho, além do resgate das vítimas.

A primeira consiste em localizar a maior parte do avião. A segunda em encontrar as caixas pretas, que registram todos os incidentes de voo.

Pistas falsas

Os corpos e os restos recuperados até agora foram encontrados em uma zona relativamente pequena, o que parece indicar que a fuselagem provavelmente não está longe, declarou outro responsável pelas buscas, S.B. Supriyadi.

"Encontramos destroços do avião que podem ser parte de uma asa ou do interior da aeronave", disse à rede de televisão indonésia MetroTV, mostrando uma estrutura de madeira branca de 1,5 metro por 1 metro.

No entanto, podem haver pistas falsas, ele diz. Uma estrutura metálica encontrada pelas equipes de resgate pertencia a um barco que afundou na mesma zona onde o avião caiu.

Dezenas de destroços de cascos de barcos, alguns modernos e outros da Segunda Guerra Mundial se encontram no fundo do mar de Java, que foi palco de uma das principais batalhas da campanha do Pacífico durante a invasão da marinha japonesa, que infligiu uma forte derrota aos aliados no início dos anos 1940.

Especialistas consideram que o piloto do avião da AirAsia pode ter realizado um pouso de emergência antes que a aeronave afundasse, atingida por ondas enormes. O avião pode estar a uma profundidade entre 25 e 32 metros.

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