Hospital atrai adolescente para pesquisar câncer em curso de férias

Redação PH

Redação PH

ter um ápice de prazer por dia reduz em 22% chances de desenvolver câncer de próstata, revela estudo

Hospital atrai adolescente para pesquisar câncer em curso de férias

Nas férias de julho, João Pedro Nassar Reis visitou laboratórios de pesquisa, teve aulas sobre metodologia científica e participou de workshops sobre câncer. O adolescente de 16 anos ainda está no segundo ano do ensino médio, mas já experimentou o cotidiano de um pesquisador da área de oncologia.

Ele foi um dos alunos do Curso de Biologia do Câncer promovido por um centro de pesquisa do A.C.Camargo Cancer Center, em São Paulo. O curso, aberto para alunos de graduação e de ensino médio, tem o objetivo de despertar desde cedo o interesse por pesquisas e revelar futuros talentos na investigação sobre o câncer.

“Uma das nossas ideias foi encantar essas pessoas sobre a importância da área e eventualmente trazer para nossa instituição as melhores cabeças e isso vai ser muito importante para o desenvolvimento da oncologia”, diz Vilma Regina Martins, coordenadora do curso.

João Pedro, que pretende se tornar um pesquisador, diz que o curso pode ser um pontapé importante para o desenvolvimento de uma carreira na área. “Alunos da área de ciências biológicas geralmente só fazem estágio no último ano. Eu vou entrar na universidade já tendo feito um estágio e já tendo vivido um pouco no ambiente de laboratório.”

Para Rafaela Christine Perez, de 22 anos, aluna de graduação de biologia, o curso promoveu um contato com o câncer que não é possível durante a graduação. “A gente tem aula de biologia molecular e biologia celular, mas com um enfoque e aprofundamento tão detalhado no câncer não tem.”

A partir desse curso, ela tem considerado a possibilidade de seguir pesquisando sobre o câncer.

A ideia do curso partiu de um grupo de quatro alunos da pós-graduação do A.C.Camargo, além de um pesquisador contratado. A proposta é que a atividade se repita todos os anos, sempre nas férias de julho.

+ Acessados

Veja Também