Trotes nos telefones da Segurança Pública de MT chegam a 84% em 2015

Redação PH

Redação PH

Trotes nos telefones da Segurança Pública de MT chegam a 84% em 2015

De acordo com levantamento feito pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Cioso) de Mato Grosso, 83,9% das 386,7 mil ligações recebidas entre o início de janeiro e o dia 8 maio deste ano foram trotes, sendo 18.3 mil de crianças e 18, 5 mil feitos por adultos. Nesta semana, as secretarias de Estado de Educação (Seduc) e Segurança Pública (Sesp) iniciam a segunda etapa da campanha "Trote Zero", em escolas públicas de Cuiabá e Várzea Grande, na região metropolitana da capital.

A ideia, segundo o governo do estado, é conscientizar os estudantes sobre as consequências dos trotes aos números de emergência da Segurança Pública. Por causa dos trotes, muitas vezes são empregadas viaturas e equipes da Segurança Pública do estado para atender as chamadas falsas, deixando quem realmente precisa sem acesso ao serviço, afirma a Sesp.

A campanha deve percorrer, junto com uma companhia de teatro, 10 escolas até o final de maio. Na primeira etapa, os alunos puderam visitar o Ciosp para conhecer as instalações do local, e receberam palestra educativa com servidores do Centro de Operações de Segurança Pública.

Segundo dados da Sesp, no ano passado, entre 1º e janeiro e 8 de maio, o Ciosp recebeu 25, 4 mil trotes de crianças e 14, 8mil de adultos, de um total de 286.408 mil ligações.

+ Acessados

Veja Também