Várzea Grande inclui aprendizado de Educação Econômico-Financeira e Tributária

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Várzea Grande inclui aprendizado de Educação Econômico-Financeira e Tributária

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O prefeito Kalil Baracat sancionou a Lei 4.925/2022, aprovada pela Câmara Municipal, que inclui o ensino da matéria Educação Econômico-Financeira e Tributária no currículo escolar das unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino. Os conteúdos pedagógicos serão aplicados mensalmente em forma de palestras, oficinas e atividades em sala de aula.

A implementação da Lei foi bem recebida pelo secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis, revelando que as escolas municipais já trabalham esse tema desde o ano passado, destacando que Várzea Grande foi o primeiro Município de Mato Grosso a implantar o Programa Educação Financeira nas Escolas, lançado pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Comissão de Valores Imobiliários (CVM).

A partir de então, a SMECEL tem oferecido formação sobre educação financeira aos professores, servidores e alunos da rede pública, no intuito de disseminar conhecimentos básicos sobre finanças pessoais de forma interligada às disciplinas da grade curricular.

“Em setembro de 2021, professores da escola EMEB Deputado Ary Leite de Campos participaram da primeira palestra proferida por um dos consultores financeiros voluntários da Associação Brasileira de Planejadores Financeiros (Planejar). A atividade envolveu 21 pessoas, entre professores e demais servidores daquela unidade escolar”, informou Fidelis.

A superintendente Pedagógica da SMECEL, Luz Marina Coelho, reforça que a preocupação com a melhoria do aprendizado da Educação Econômico-Financeiro nas Escolas Municipais impulsionou a adesão da gestão ao Projeto Matemática Inteligente, da Editora Genius Educacional, em fevereiro deste ano.

O projeto lançado na EMEB Marilce Benedita de Arruda, conta com um material destinado às turmas do 4º ano – nível 4. Os kits foram distribuídos aos estudantes visando desenvolver um olhar multifocal para compreender a base lógica, histórica e estrutural para auxiliar e potencializar o pensamento matemático e sua aplicação sobre os eventos do cotidiano.

“O Projeto Matemática Inteligente faz parte do Programa Socioemocional “Escola da Inteligência”, que beneficiou cerca de 7 mil alunos, de 4 e 5 anos, matriculados em 59 unidades educacionais que atendem a educação infantil”, declarou Luz Marina.

Para a coordenadora Pedagógica, Marli de Jesus Arruda, a Educação Econômico-Financeira e Tributária será aplicada em consonância com as normativas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dentro do Espaço dos Saberes, programa que tem trazido diversos temas importantes para o âmbito escolar.

“O desafio dos professores é trabalhar a matemática de maneira lúdica, com exemplos que o aluno vivencia no seu cotidiano dentro de casa. No caso da formação sobre educação financeira, o propósito é envolver o tema no trabalho pedagógico junto aos discentes da unidade escolar”, disse Marli.

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