TVAL exibe segundo documentário sobre o Pantanal após estragos causados por incêndios

Picture of Assessoria

Assessoria

TVAL exibe segundo documentário sobre o Pantanal após estragos causados por incêndios

Compartilhe:

A TV Assembleia (canal 30.1) transmitirá, neste sábado (4), às 11h30 e às 16h30, o documentário “Pantanal – Futuro Incerto 2022”. Esta é a segunda produção mostrando a realidade da região e como ela está se recuperando após os incêndios ocorridos em 2020.

Em 2021, o documentário “Pantanal – Futuro incerto” mostrou a região em três momentos: durante os incêndios de 2020, durante o período das chuvas e no início do período de seca.

O novo documentário mostrará como a fauna e a flora estão se restabelecendo

Foto: Karen Malagoli / Secretaria de Comunicação Social

Agora, o novo documentário mostrará como a fauna e a flora estão se restabelecendo, como a comunidade tem se preparado para enfrentar os incêndios e como o turismo e outras atividades vem sendo retomadas.

“Percebemos que houve um aumento no número de brigadas contra incêndios, que recebem treinamento de várias instituições”, conta o repórter da TVAL Anderson Sartori, responsável pela direção da produção e condução das entrevistas.

As ações realizadas pelas autoridades competentes para evitar a ocorrência de incêndios e a contribuição dada pelo Poder Legislativo também serão tratadas no material, bem como questões que interferem diretamente na conservação do bioma, como a construção de hidrelétricas e a perda de 75% do volume de água nos últimos 30 anos.

“O volume de chuvas registrado este ano foi suficiente para alagar o Pantanal, mas esse volume tem sido cada vez menor e isso provocou uma série de impactos no bioma. Nós conversamos com autoridades no assunto, que explicam o que está acontecendo e quais as saídas para isso”, ressalta Sartori.

Esta é a segunda produção mostrando a realidade da região e como ela está se recuperando após os incêndios ocorridos em 2020 que devastaram a região

Foto: MAURICIO BARBANT / ALMT

A produção conta com a participação de pesquisadores, pantaneiros, representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e de autoridades públicas.

Em entrevista concedida ao documentário, o presidente da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Recursos Minerais da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual Carlos Avallone, comenta o projeto de alteração da Lei nº 8830/2008, conhecida como Lei do Pantanal, que está em discussão no Legislativo.

A proposta foi elaborada pela Assembleia Legislativa em conjunto com a Secretaria de Estado de Meio ambiente (Sema), tendo como base estudo técnico realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Pantanal.

Clique aqui para assistir ao primeiro documentário, exibido em 2021 pela TV Assembleia.

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também