Trocas de experiências | Secretárias municipais visitam unidades sociais de Várzea Grande em busca de know-how

Picture of Secom/VG

Secom/VG

Trocas de experiências | Secretárias municipais visitam unidades sociais de Várzea Grande em busca de know-how

Compartilhe:

Várzea Grande vêm sendo referência na execução dos serviços socioassistenciais e os resultados positivos alcançados em suas unidades, no que se refere a Proteção Especial, fizeram com que as secretárias municipais, Marqueli Souza Carvalho (Nova Ubiratã), Roberta Freitas (Campo Novo do Parecis) viessem ao município para conhecerem a estrutura das Casa Lares, Casa de Acolhimento e o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) do município.

“É sempre bom, e reforça nossa determinação de que os serviços públicos devem ser ofertados com qualidade e com resolutividade para as pessoas, que almejam apenas serem atendidas e terem qualidade de vida. O Poder Público tem que existir em função das pessoas, ainda mais quanto aos assuntos das áreas sociais, e compreendo que o reconhecimento de outras cidades demonstra que Várzea Grande está no caminho certo”, disse o prefeito Kalil Baracat. 

A titular da pasta, Ana Cristina Vieira disse que foi uma satisfação receber em Várzea Grande as secretárias desses dois municípios e poder apresentar as ações que vêm sendo desenvolvidas na cidade, no que se refere a Proteção Especial, e poder servir de parâmetros de trabalho, especificamente, neste modelo de serviço social.   

“Todas as ações desenvolvidas aqui são frutos de uma construção coletiva, organizada pela equipe técnica da Secretaria de Assistência Social, que além de atuantes, se dedicam no atendimento, que tem como público-alvo, crianças e adolescentes, mulheres, idosos e ainda as pessoas em situação de rua”, informou.  

Ana Cristina disse ainda que saber que o município de Várzea Grande é tido como referência para outros municípios de Mato Grosso, é motivo de orgulho e satisfação para a Administração Kalil Baracat, e um motivo a mais para desenvolvermos com excelência os nossos serviços.

“Temos olhares atentos e sempre disponíveis aos anseios populares, pois assim é que o prefeito Kalil Baracat e a primeira-dama e promotora de Justiça, Kika Dorilêo Baracat atuam e defendem o atendimento aqueles que precisam do suporte do Poder Público”, explicou Ana Cristina.

A secretária municipal de Assistência Social do município de Nova Ubiratã, Marqueli Souza Carvalho, disse que foi bom estar conhecendo a realidade de um município como Várzea Grande, compreender como a política de Assistência Social é aplicada em cidades de grande porte, e de que forma se dá esse processo. “Claro que não podemos comparar a realidade vivenciada por municípios de pequeno porte, no caso o de Nova Ubiratã, por isso a importância de se trocar experiências com outras cidades. Acredito que foi de grande valia todo conhecimento adquirido, e que poderemos sim adaptar algumas propostas para Nova Ubiratã de acordo com nossa realidade”, destacou a gestora, colocando o seu município à disposição da equipe técnica de Várzea Grande caso queiram conhecê-la.

A secretária de Assistência Social de Campo Novo do Parecis, Roberta Freitas, disse que antes de chegar em Várzea Grande, fez um levantamento dos municípios que estão despontando no trabalho desenvolvidos com crianças e adolescentes e foi aí que identificou Várzea Grande como modelo a ser seguido, com trabalho organizado e muito bonito. “Foi aí que resolvi conhecer e ver de perto o trabalho realizado. A secretária Ana Cristina foi muito solicita com a nossa equipe e nos recebeu com carinho e atenção, nos levou para conhecer todas as casas de acolhimento que são administradas de forma direta e indireta, e foi um dia de trabalho muito produtivo”, destacou.

A gestora afirmou que o que mais lhe chamou a atenção foi a responsabilidade com a política de Assistência Social, e o carinho com que é trabalhado. “Tudo é pensado no outro e isso faz toda a diferença. Nós vamos levar para Campo Novo do Parecis, essa organização, o planejamento que é feito, de forma organizada, e a implantação de alguns setores. A nossa busca foi verificar tudo funcionando para entender quais são os desafios, para que a gente consiga dar mais celeridade, e pegar como experiência para que consigamos realizar com mais eficiência esse trabalho em nosso município”, assegurou.

Quanto a possíveis parcerias, Roberta Freitas disse que há possibilidades para parceria de serviços entre Várzea Grande e Campo Novo. “A gente procura ir aos municípios para conhecer suas estruturas e saber como melhorar a nossa. Estamos aqui também para estreitar laços com a secretária Ana Cristina e poder fazer novas propostas, novos projetos e trabalharmos juntos. Estamos distantes, mas precisamos de parcerias com municípios mais nos centros e maiores, e trocarmos experiência, porque isso é muito importante “, avaliou a secretária. 

Para a gerente do Centro de Referência Especializado em Assistência Social, Katlin Calmon, a visita das gestoras foi uma surpresa e motivo de muita alegria por saber que os trabalhos realizados em Várzea Grande têm atraído olhares de outros gestores. “Estamos de portas abertas para todos aqueles que quiserem conhecer o nosso trabalho, nosso público-alvo e que fazemos para atender as demandas, em especial, aquelas que envolve um público em especial, a criança e os adolescente”, disse a gerente se colocando à disposição das secretárias para quaisquer outras informações que se fizerem necessárias.

Já a coordenadora de Projetos Sociais, Taynara Morais Umbelino, frisa que a Secretaria de Assistência Social de Várzea Grande tem trabalhado para que a Política de Assistência Social seja efetivada com excelência seguindo a tipificação dos serviços socioassistenciais. “O nosso trabalho vai além dos serviços e programas, realizamos o monitoramento e acompanhamento das políticas públicas, bem como o olhar sensível, para que a política de assistência chegue a todos aqueles que dela necessitam”.

Ela destacou ainda que a Secretaria de Assistência Social tem realizado o trabalho Intersetorial e multidisciplinar, firmando parcerias com as demais políticas para atender o usuário em sua totalidade. “A troca de experiência é fundamental em todos os setores e nós estamos aqui para mostrar o nosso trabalho e para construirmos pontes entre os municípios, seja na construção de novas parcerias ou para alinharmos projetos que possam atender a população, dos nossos municípios”, pontuou.

Nesta sexta-feira (03) a secretária de Assistência Social Ana Cristina Vieira, receberá a visita da coordenadora da Proteção Especial do município de Alta Floresta, Gheuren Franssetto. A visita também é para conhecer as estruturas e serviços realizados neste setor, no município de Várzea Grande.

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp