Thiago Silva destaca atuação para garantir políticas públicas de saúde mental em MT

Picture of Da Assessoria

Da Assessoria

Thiago Silva se destaca com importantes leis na área da saúde mental

Thiago Silva destaca atuação para garantir políticas públicas de saúde mental em MT

Compartilhe:

Com a Campanha Nacional do Janeiro Branco, que é o mês de conscientização da saúde mental e emocional, o deputado estadual Thiago Silva (MDB) destaca a forte atuação ao tema na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Atualmente, ele integra a Câmara Setorial Temática (CST) de Saúde Mental e já promoveu importantes ações, destinou recursos para amparar as pessoas com transtornos mentais, garantiu projetos e leis para o estado de Mato Grosso.

Uma das preocupações do parlamentar é em relação à esquizofrenia, por vivenciar um caso com este diagnóstico no ambiente familiar, onde pôde notar a carência de políticas públicas para tratar sobre o transtorno mental. Tanto que garantiu a Lei de n.° 11.917/2022 que institui a Semana Estadual da Conscientização sobre a Esquizofrenia e propôs o Projeto de Lei n.° 1.075/2021 que dispõe sobre diagnóstico precoce sobre a Esquizofrenia no Estado que está em tramitação na Casa de Leis.

Em relação a Lei de n.º 11.377/2021 que cria a Rede de Atenção às Pessoas com Esquizofrenia e outras Doenças Mentais também de autoria do deputado, o propósito da matéria é para que o Estado preste atendimento especializado ao público de baixa renda que precisa de tratamento. Thiago Silva já promoveu ação voluntária com profissionais especializados, em que atenderam mais de 1.200 pessoas com a promoção de oficinas, palestras, visitas em casas e atendimentos psicológicos.

O parlamentar avalia que a realização de ações preventivas de saúde mental é um importante passo para contribuir com a sociedade. Tanto que garantiu a Semana de Saúde Mental nas Escolas com a Lei de n.° 11.867/2022 para ser aplicada ações com alunos da rede pública de ensino. “É importante levar esclarecimentos para que a população possa identificar os possíveis transtornos mentais existentes em seu meio e, assim, permitir que seja feito um diagnóstico preciso para a realização de tratamento adequado com especialista”, comenta.

Ele também é autor da Lei de n.° 12.167/2023 que cria o Programa de Prevenção e Combate a Jogos Virtuais que Induzem Crianças e Adolescentes à Automutilação e ao Suicídio. “Essa importante lei, praticamente atende uma preocupação de pais e professores quando notam mudanças comportamentais de jovens após o uso de jogos virtuais que geram transtornos mentais e até ao suicídio por incentivar a automutilação, suicídios e outros riscos de vida”, explica o parlamentar.

Thiago Silva ressalta que é preciso amparar as pessoas com doenças mentais e seus familiares. Tanto que propôs a criação de um Centro de Atendimento Multiprofissional Especializado em Saúde Mental com o Projeto de Lei de n.° 1.736/2023 para realizar ações voltadas à promoção, prevenção, diagnóstico e terapia de pacientes com transtornos e psicopatologias. Outra iniciativa por parte dele, é estabelecer o Programa de acesso aos medicamentos antipsicóticos e antidepressivos com o Projeto de Lei nº 59/2023.

Desde 2020, Thiago já contribuiu com emenda de mais de R$ 3,5 milhões para o Hospital Psiquiátrico Paulo de Tarso de Rondonópolis, por meio de emenda indicada na Lei do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (Feef), com a finalidade de atender pacientes com transtornos mentais no município e região. Para 2024, vai destinar R$ 1 milhão para contribuir com a saúde mental do Estado. Ele reconhece que já obteve resultados significativos no mandato parlamentar, mas pretende ampliar as ações e continuar na busca de concretizar mais políticas públicas em prol a saúde mental.

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp