O empreendedorismo turístico mato-grossense alcançou mais um feito gigante para o setor, ao prospectar mais de R$ 27,5 milhões em negociações operadas nas duas rodadas de negócios (internacional e nacional), realizadas pelo Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso). O objetivo é prospectar mercados e gerar negócios entre empresários do trade turístico local, com operadores nacionais e internacionais, para fortalecer e impulsionar o desenvolvimento econômico dos pequenos negócios.
As ações realizadas durante a ‘31ª Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT Pantanal 2024)’, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, apresentaram 86 produtos turísticos preparados pelo Sebrae/MT em todas as regiões do Estado.
Neste ano, a rodada de negócios nacional contou com a presença de 25 operadores e atrativos turísticos de Mato Grosso e 15 compradores vindos de estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Distrito Federal e Minas Gerais, na quarta-feira (29.01). A gerente de Competitividade do Sebrae/MT, Denise Pimpim, considerou o encontro um sucesso tendo em vista o objetivo da instituição de ajudar os pequenos negócios a crescerem.
“Realizamos 195 negociações que totalizaram R$ 16 milhões. Isso significa que, em média, cada empresa prospectou cerca de R$ 727 mil em negócios e que estamos cumprindo nosso papel de divulgar os produtos turísticos e ajudar os pequenos negócios a aumentarem seu faturamento, permitindo que esses negócios possam receber turistas de Mato Grosso, do Brasil e do mundo”, afirma Pimpim.
A consultora da Trip In, Érika Santos, veio de São José do Rio Preto conhecer de perto as oportunidades e variedades de produtos para ofertar aos clientes da agência. Para ela, o encontro possui uma grande relevância pela troca de conhecimento e descobertas que podem agregar valor e serviços para os viajantes.
“Para nós, é de grande relevância, porque descobrimos a grandeza e a variedade de opções que Mato Grosso oferece. Descobrir essa pluralidade de roteiros e atividades é incrível. Com esse contato mais próximo e direto, não só absorvemos conhecimento deles, mas também compartilhamos nossas ideias. Muitos operadores saíram das minhas conversas com novas anotações e ideias que precisam considerar. Trazer um olhar de fora, uma perspectiva diferente, ajuda a ampliar a visão sobre o que está acontecendo no turismo”, conta Érika.
Com um aumento de prospecção significativo de 33% em relação ao ano passado, no qual foi gerado uma previsão em torno de R$ 12 milhões em negociações, a gerente destaca o resultado de 2024 como oportunidade de continuar apoiando os pequenos negócios de Mato Grosso.
“Acreditamos que 82% desses R$ 16 milhões em negócios prospectados são promissores e devem se concretizar. Cada ofertante conseguiu, em média, negociar com 12 compradores, o que representa 12 novos clientes potenciais entre operadoras e agências receptivas. Estamos muito satisfeitos, pois estamos cumprindo nossa missão de ajudar esses pequenos empresários na divulgação e comercialização desses produtos turísticos, que também impactam tantas outras atividades e melhoram a economia de suas comunidades e do nosso país”, completa.
Empreendedor Waldir Teles apresentando seu negócio para a consultora Érika Santos. – Foto: Sebrae/MT
Para Waldir Teles, guia turístico que graças ao incentivo do Sebrae Mato Grosso agora opera em sua própria agência de turismo, a Gale Tour, participa pela quarta vez da rodada de negócios e ressalta que descobriu um mercado aberto para novas e grandes possibilidades.
“A Rodada de Negócios é uma oportunidade de plantarmos sementes para colher ao longo do trabalho. Desde a minha primeira participação percebi o potencial de negócios e a cada rodada lanço novas sementes, colho os frutos e consolido meu negócio. Comecei como guia, e a consultoria do Sebrae me incentivou a organizar minha própria agência. Hoje, opero com pacotes completos: reservas de hotel, aluguel de carro, passagens aéreas, tudo. Posso oferecer um roteiro completo”, afirma Waldir
Uma das novidades lançadas nesta edição da FIT Pantanal 2024 foi o site ‘Turistando em Mato Grosso’, desenvolvido pelo Sebrae Mato Grosso, oferta 86 produtos turísticos criados com o apoio do Sebrae/MT, com diversas atividades e bons negócios como rotas, roteiros, experiências e atrativos que devem impactar centenas de pequenos negócios de mais de 30 municípios do estado. Para saber mais acesse turismo.mt.sebrae.com.br/.
Rodada Internacional
Durante a FIT Pantanal, compradores internacionais também participaram da Rodada de Negócios do Sebrae/MT de forma online, nesta sexta-feira (31.05). Com 13 agências internacionais conectadas, dos Estados Unidos, Índia, França, Alemanha, Itália, Portugal, Chile e Peru, os consultores conheceram os produtos turísticos de quatro polos de Mato Grosso: Pantanal, Amazônia, Cerrado e Araguaia.
A gerente do Sebrae/MT explica que na rodada de negócios internacional, ao todo foram realizadas 76 reuniões, com a estimativa de negócios em aproximadamente R$ 11,5 milhões, valores expressivos, que fortalecem a economia regional por meio do turismo sustentável.
“Nosso grande objetivo é mostrar, não só para o Mato Grosso ou para o Brasil, mas para o mundo, as belezas que nosso estado oferece. Queremos atrair turistas internacionais para alavancar a economia local, tanto no turismo rural, ecoturismo, turismo étnico, quanto na economia criativa com nosso artesanato e gastronomia. Esse consumo impulsiona a economia do turismo, que integra mais de 50 atividades”, finalizou Denise.
Outras ações do Sebrae/MT na FIT
Outro dos principais atrativos do Sebrae Mato Grosso na feira de negócios é o estande com 56 m² em uma proposta inovadora e atrativa para o público da FIT Pantanal 2024, ofertando uma experiência tecnológica com a bike e os óculos 3D para o público vivenciar uma tirolesa.
O público também poderá participar de uma ação interativa com um quiz sobre os quatro polos de Mato Grosso e ganhar um brinde surpresa do Sebrae/MT. Na experiência gastronômica, o Sebrae/MT oferece ao público uma degustação representando alguns pratos produzidos pelo chef Marcelo Cotrin e empreendedores apoiados pelo Sebrae/MT, que são ofertados nos Festivais Gastronômicos realizados em diversos municípios de Mato Grosso.
Na Aldeia do Conhecimento, espaço voltado a disseminar informações e conteúdos, o Sebrae/MT ofertará palestras e workshops de economia criativa, encontro de gestores municipais do turismo, capacitações, encontros com o trade turístico e palestras sobre redes sociais, turismo rural e produção de eventos.
FIT Pantanal – Realizada há 30 anos e considerada uma das maiores ações de fortalecimento da cadeia produtiva do turismo em Mato Grosso. A FIT Pantanal é realizada pelo Sistema Fecomércio-MT e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), e conta com apoio institucional da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e Prefeitura de Cuiabá, além da parceria com as entidades Sebrae-MT, Seaf-MT, Empaer-MT e trade turístico.
A programação completa da FIT Pantanal 2024 pode ser conferida no site www.fit2024.com.br. A feira conta, ainda, com extensa programação artística e cultural, além de muita culinária com pratos típicos da região.