Tendências de comércio eletrônico para acompanhar no futuro

Foto: HutchRock/Pixabay

Tendências de comércio eletrônico para acompanhar no futuro

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O comércio eletrônico, também conhecido como e-commerce, está entre as principais tendências dos últimos anos, uma vez que caiu no gosto dos consumidores. Essa preferência se dá graças ao fato de que, com apenas alguns cliques, é possível acessar e adquirir diversos tipos de produtos por meio de plataformas e aplicativos. Além da conveniência, a diversidade de ofertas e promoções tem feito com que os consumidores se tornem cada vez mais exigentes, buscando a melhor relação entre qualidade e custo. Essa exigência resulta em um comércio mais ágil, em que o investimento em soluções tecnológicas é necessário para atender às demandas dos clientes.

Domínio de aplicativos para dispositivos móveis

A compra por meio do navegador do celular e dos aplicativos de varejo marcou uma tendência no comércio eletrônico, já que oferece uma experiência melhorada. Através das compras pelo smartphone os consumidores conseguem acessar mais ofertas e economizar tempo durante as transações. Novos formatos de compras pelas mídias sociais estão definindo a próxima tendência do setor, com mais rapidez e maior relevância dos produtos apresentados aos usuários.

À medida que os dispositivos móveis se tornam mais potentes e as tecnologias mais inteligentes, novas experiências de compra vão surgindo, como acontece com a realidade aumentada, isto é, a interação do virtual com o mundo real. Através dessa funcionalidade é possível utilizar a câmera e simular uma variedade de produtos. O aplicativo da IKEA, por exemplo, permite selecionar um produto e visualizar como ele ficaria no ambiente capturado pela câmera do telefone do usuário. O mesmo acontece com o aplicativo Zalando, por meio do qual é possível escolher uma peça de roupa e simular o seu caimento com uma foto do consumidor.

Promoções regulares e exclusivas

A grande vantagem do formato online em relação ao tradicional é a facilidade de encontrar descontos e promoções dentre as várias opções de varejo. Promoções sazonais e códigos de desconto para novos clientes são algumas das estratégias mais utilizadas no e-commerce.

O mesmo acontece no setor do entretenimento digital, em que os provedores tentam tornar seu formato mais vantajoso do que o formato tradicional. Os melhores sites de pôquer, por exemplo, apresentam bônus frequentes, retorno de gastos e rodadas gratuitas para se destacar da concorrência. Graças a essas iniciativas, os jogadores podem utilizar as promoções e bônus para jogar mais e explorar novos jogos. Ao tornar o formato online mais vantajoso, as transações eletrônicas se mantêm relevantes e competitivas em todos os segmentos.

Outro bom exemplo são as plataformas de streaming, como Netflix, Prime, HBO e Globoplay, as quais apresentam promoções regulares para se manter na liderança com a melhor seleção de conteúdo pelos melhores preços. Com a extensa competitividade do mercado, esses sites estão sempre em busca de novos recursos para adicionar ao conjunto de benefícios e, assim, se destacar entre as várias opções. Um dos melhores exemplos dessa lista é a Amazon Prime, cuja mensalidade dá direito a frete grátis para a maior parte dos produtos, bem como acesso à plataforma de música e de gaming. Desse modo, a competição beneficia os usuários com mensalidades vantajosas e acesso a recursos adicionais.

As marcas de roupa mais conhecidas também lançam mão desses recursos para maximizar suas vendas e competir com os seus concorrentes. Hoje, é impossível encontrar alguma marca conhecida que não apresente um código de desconto na hora de realizar a encomenda. Em especial o registro de novos usuários é essencial para que a marca se comunique por newsletters com seus clientes, que em retorno recebem benefícios.

rupixex/Pixabay

Assinaturas para manter os clientes fiéis

As marcas também estão adotando assinaturas para atrair clientes fiéis, aumentando assim sua lucratividade por meio de taxas de retenção. A assinatura da Amazon Prime é o exemplo mais conhecido, e se tornou popular devido às várias vantagens incluídas, tais como entrega gratuita, acesso ao acervo de filmes e seriados e, em alguns países, o formato de videogames. Outro tipo de método que tem se destacado é a entrega regular de um produto surpresa em troca de uma assinatura mensal. Essa modalidade tem se tornado popular em diversos nichos, incluindo meias, livros e merchandising geek. As assinaturas de comércio eletrônico são muito variadas, porém possuem o objetivo comum de manter os clientes mais leais por meio de vantagens incluídas em uma taxa mensal ou anual. 

O comércio eletrônico tem dominado a preferência dos consumidores nos últimos anos, e a previsão para o futuro indica tendências que irão facilitar e elevar ainda mais a experiência de compras. É esperado que a acessibilidade móvel se mantenha no centro do e-commerce, a fim de garantir a melhor e mais conveniente experiência para os usuários. Promoções regulares e exclusivas continuam fazendo do formato online o mais popular e vantajoso. As assinaturas, por sua vez, se apresentam como uma nova abordagem, oferecendo produtos juntamente a um conjunto exclusivo de vantagens e facilidades.

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