Sobre o futuro de MT sendo construído numa Escola Tiradentes

Picture of Alexandre Corrêa Mendes

Alexandre Corrêa Mendes

Fablicio Rodrigues/ALMT

Sobre o futuro de MT sendo construído numa Escola Tiradentes

Compartilhe:

Não é exagero dizer que estamos vivendo uma verdadeira revolução na educação mato-grossense. Pois a educação que é a força do progresso de um povo, em seu sentido mais estratégico, mostrou-se nesses últimos dias comprometida com seu solo através do esporte, da competição leal e aguerrida, com centenas de estudantes das escolas Tiradentes. Mas não só.

Pois estes alunos, ao defenderem seus uniformes defenderam bem mais que suas escolas, mas suas respectivas regiões de nascimento, e com elas, o valor de seus pioneiros e suas tradições; o valor atemporal da instituição Estado de Mato Grosso e sobretudo a visão de mundo de quem, pela capacidade intelectual forjada na disciplina militar, quer e irá impactar a realidade por meio da educação.

De Rondonópolis a Juara, de Pontes e Lacerda a Cuiabá; de leste a oeste de norte a sul, centenas de estudantes se reuniram para, com esforço olímpico, dizer que a estrada do futuro de Mato Grosso já está sendo pavimentada pelos seus ideais — que este Eldorado prosperará enquanto prosperar os ideais juvenis, diria o poeta.

Dizer que as escolas Tiradentes estão formando cidadãos com sentimento cívico é até minimizar o que Mato Grosso irá experimentar nos próximos anos: um celeiro de criadores de oportunidades a partir da meritocracia, de quem sabe que precisa saber, e muito, além de lutar, e muito, para sagrar-se vencedor; pois um estado campeão faz-se com campeões, cuja raiz, vem do espírito olímpico visto por esses dias.

Portanto, não é só o tráfico, e o crime de modo geral, que está desfalcado da evasão escolar ou da cooptação maciça de quem estava sob suas garras, mas são os municípios que passam a ganhar com operadores da democracia ordeira, cidadãos comprometidos com o crescimento e a produtividade que advém do esforço disciplinado, que honra seus antepassados porque viveram a hierarquia na pele: nas várias trocas de pele.

Muitos choraram nas disputas: o choro da vitória e da derrota, do adeus ao término dos jogos; da amizade que só os verdes anos da inocência proporcionam. Choraram pais e mães, muitos, recebendo seus filhos e filhas, medalhas no peito, amadurecidos pela disputa que premia a entrega e a doação de quem treinou e que precisa treinar para a vida. Venceu Mato Grosso, na pessoa do Governador Mauro Mendes, que apostou nesse ideal (muito além de mera ideia). Venceu cada prefeito que tem ganhado uma sociedade coesa, cimentada nos princípios reguladores da paz social, da família e da ética militar.

Como Comandante-Geral aprendi certa feita que “o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele” e, dessa forma, me sinto honrado, e o maior premiado nesses jogos, por ver o futuro promissor desse Estado acontecendo debaixo dos meus olhos e sob nosso comando; do suor de cada comandante de turma, diretor, professor ou técnico que com seu humilde tijolo está construindo essa fortaleza da educação nacional em solo mato-grossense — a todos, minha continência agradecida.

O ideb tem provado nossa competência técnica em promover ensino de altíssimo nível; somos os mais procurados em sede escolar; as sociedades têm abraçado as escolas como extensão de seus lares e o governador Mauro Mendes tem assumido o compromisso de fomentar essa verdadeira fábrica de transformação social — a todos os senhores e senhoras minha marcial continência.

Hoje, vendo as imagens dos alunos chegando em suas cidades e recebidos em cortejo público, com dezenas de carros, fogos e buzinaço, sendo saudados nas calçadas como heróis locais, pude ver que nossa missão constitucional de servir e proteger a sociedade está sendo realizada com sucesso; que é o sucesso desses jovens.

Com apreço a todos,

Muito obrigados aos senhores pais, profissionais da Secretaria de Educação, Secretaria de Esportes, Policiais e Bombeiros Militares

Minha eterna continência

Cuiabá – MT , 22 de Agosto de 2022

Alexandre Corrêa Mendes – Cel PM é Comandante-Geral da PMMT

Confira o vídeo:

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também