Rondonópolis comemora 70 anos com inaugurações e mutirão de serviços

Da Assessoria

Da Assessoria

Foto: Antônio Carmelo/Gcom

Rondonópolis comemora 70 anos com inaugurações e mutirão de serviços

Neste domingo, 10 de dezembro, Rondonópolis completou 70 anos de emancipação político-administrativa. Mesmo com uma vasta programação de inaugurações que ocorreram desde o fim de novembro, a Prefeitura realizou eventos especiais neste fim de semana em dois dos bairros mais periféricos e mais carentes da cidade, os residenciais Alfredo de Castro e Maria Amélia.

Muito além dos serviços, como os de promoção social, saúde e habitação ofertados nos locais, a população comemorou com o prefeito José Carlos do Pátio e toda sua equipe lançamentos de obras e também a entrega de muitas delas.

O feriado de aniversário foi de muita agitação e alegria na sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Alfredo de Castro onde foi montada a sede do mutirão. Crianças e adultos aproveitaram a equipe do município no bairro para receber atendimentos de saúde, atualizar e se cadastrar nos programas de assistência social e também se divertir com as atividades lideradas pelas equipes da Educação e do Esporte.

Alfredo de Castro

Um verdadeiro pacote de obras foi anunciado durante o mutirão. Os serviços vão transformar a realidade do novo bairro e levar qualidade de vida para as famílias que foram beneficiadas com os lotes. O prefeito José Carlos do Pátio autorizou a elaboração do projeto de asfaltamento do Alfredo de Castro 3, sendo que as máquinas já estão abrindo as ruas do novo loteamento. Para o Alfredo de Castro 2 foi anunciada a retomada das obras de pavimentação e drenagem.

A equipe da Habitação e Urbanismo fez a entrega de kits de materiais de construção. Para as famílias que ainda estão morando em barracos de lona o prefeito determinou que façam a cadastro deles para que sejam contemplados com prioridade. Para dar ainda mais qualidade de vida para os moradores o prefeito determinou o plantio de árvores nos dois novos loteamentos.

O presidente do Sanear, Paúlo José Corrêia, anunciou a inserção de todas as famílias do residencial no programa de tarifa social do Sanear, onde eles vão pagar a taxa mínima de água e esgoto. Além disso, foi assinada a aquisição de 5 mil caixas d’água que serão entregues gratuitamente para as famílias assentadas no loteamento. “Somente nessa região foram investidos cerca de R$ 450 milhões nas áreas de habitação, infraestrutura, saúde e educação aqui na região”, destacou Paulo José.

A creche do bairro está com as obras bem avançadas e conforme afirmou a secretária Mara Gleibe, vai estar pronta entre os meses de março e abril. Na área da Promoção e Assistência Social foi determinada a retomada do serviço do Centro de Convivência

“Esse é um governo com fé em Deus, cuidando de obra que é dar dignidade para a população”, ressaltou o prefeito José Carlos do Pátio animado com tamanha dimensão que os serviços representam para a população menos favorecida que está se instalando na região.

Maria Amélia

No sábado (09) a concentração dos serviços aconteceu na creche do residencial Maria Amélia. A população comemorou junto da gestão municipal diversas conquistas, uma delas foi a conclusão das obras de pavimentação e drenagem de todo o bairro que, conforme comentou o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder), executora dos serviços, transformou a realidade do bairro e levou mais saúde e qualidade de vida para todos.

No pacote de obras do Maria Amélia está também a construção das caçadas em todos os lotes. Durante o mutirão, os moradores já puderam observar a movimentação dos trabalhadores preparando os primeiros serviços para a concretagem das calçadas. Outra obra que está em andamento é a de construção de uma unidade de saúde, em fase avançada de execução.

Assim como no Alfredo de Castro, os moradores vãos er contemplados com kits de materiais de construção, caixas d’água doadas pelo Sanear e também serão inseridas no programa de tarifa social, pagando apenas a tarifa mínima de água e esgoto.

O novo residencial conta com uma unidade escolar nova e a partir do mês que vem vai abrir as portas para atender crianças, a partir dos quatro meses até os cinco anos. Outro benefício para toda a comunidade será um centro de múltiplo uso que vai ser construído no local e, segundo secretária Fabiana Rizati já tem recurso garantido no orçamento para que seja executado no ano que vem.

+ Acessados

Veja Também