Projeto Encontrão de Libras é retomado em Rondonópolis e é aberto para a comunidade

Picture of Da Assessoria

Da Assessoria

Projeto Encontrão de Libras é retomado em Rondonópolis e é aberto para a comunidade

Compartilhe:

Foi retomado neste final de semana (20) o projeto Encontrão de Libras, que tem o objetivo de disseminar o conhecimento da Língua Brasileira de Sinais. A ação realizada pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis em parceria com a Associação dos Surdos de Rondonópolis busca atender toda comunidade que queira aprender o segundo idioma oficial do Brasil.

O Encontrão de Libras é coordenado pelo servidor do IFMT Rondonópolis, Josimar da Silva Cézar, que realiza pelo segundo ano consecutivo o projeto de extensão, que promove mensalmente o encontro entre pessoas Surdos e ouvintes para abordar temas que envolve a rotina e problemas que pessoas surdas enfrentam pela falta de comunicação.

Na primeira edição do projeto realizado no Horto Florestal, mais de 300 pessoas participaram do projeto. E este ano, os encontros serão realizados na Praça dos Carreiros para facilitar o acesso de pessoas que dependem do transporte público.

Além de participar do encontro, os matriculados no projeto poderão ao final de cada semestre receber um certificado de participação do curso, já que a cada encontro a aula é dividida entre teoria e prática.

De acordo com o coordenador do projeto e intérprete de Libras, Josimar da Silva Cezar, o projeto é aberto para qualquer pessoa que tenha interesse em conhecer sobre o tema. E não tem problema de participar apenas um dia, o importante é que a Libras seja desmistificada. “Desde que entrei no IFMT já realizamos diversos processos para a expansão da Libras, mas nenhum com tanto impacto como o Encontrão de Libras que iniciou em 2019. E a pedido da comunidade surda mudamos para a Praça dos Carreiros, então quiser conhecer e levar sua cadeira de praia, será muito bem vindo”, disse.

Neste primeiro encontro, o projeto teve uma fala especial do fundador da Associação dos Surdos, Adilson de Moraes, que relatou as dificuldades de criar a Associação e de expandir o trabalho para todas as pessoas Surdas no município. Além disso houve também a participação de Surdos e ouvintes das cidades de São Pedro da Cipa e Cuiabá.

Nos próximos encontros serão abordados temas sobre mercado de trabalho, cultura, educação e família.

Para quem tem interesse em participar, o projeto já tem uma programação de dias e temas, que acontecerão sempre uma vez por mês aos sábados, às 15h, na Praça dos Carreiros:

24 de setembro: Cultura Surda;

22 de outubro: Comunicação e Inclusão;

19 de novembro: O Intérprete de Libras;

03 de dezembro: Surdo ou Mudo?;

28 de janeiro de 2023: Como desenvolver melhor a Libras?;

11 de fevereiro de 2023: Mercado de Trabalho para pessoa surda;

25 de março de 2023: Família e pessoa com surdez;

22 de abril de 2023: mercado de trabalho para Intérprete de Libras;

20/05: Confraternização do grupo. Telefone para contato: (66) 9 9989-4380

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também