Projeto do novo IPTU ainda não saiu da tramitação na Câmara

Lucas Perrone

Lucas Perrone

vereadores derrubam projeto referente ao aumento do iptu

Projeto do novo IPTU ainda não saiu da tramitação na Câmara

O projeto de Lei que define novos valores da planta imobiliária do município ainda continua tramitando na Câmara de Vereadores, que na prática pode representar um aumento de até 80% do IPTU em alguns casos. A referida proposta foi apenas retirada da pauta na sessão do dia 30 de setembro, mas não do Poder Legislativo, desta forma a medida poderia ser votada a qualquer momento, e caso for aprovada, sem validade para 2020, mas sim para 2021, pois teria que seguir o principio da noventena e não poderia valer para o ano que vem.

No entanto, o vereador líder do prefeito, Juary Miranda de Moraes (SD) deu garantias na terça-feira (15), durante a reunião da Ordem do Dia, onde os projetos que estão na Câmara são analisados por vereadores e comissões que vai retirar a proposta da casa e com isso terminar com todas as tramitações e o projeto não poderá ser votado.

O máximo, que poderia ocorrer, seria o Executivo mandar uma nova proposta para ser analisada no ano que vem, caso a medida seja retirada da casa.

A questão da atualização da planta de valores está sendo alvo de muita polêmica na Câmara, pois de um  lado os vereadores de oposição alegam que a medida pode representar um aumento muito grande para o contribuinte e de outro a bancada de situação alega que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) exige que seja feita a referida atualização.

Este ano, os vereadores aprovaram apenas o IPTU para as chamadas novas áreas fiscais, que são bairros que foram criados e que recebiam cobrança do imposto.

Leia mais sobre o assunto:

Câmara aprova novas áreas fiscais e projeto que aumenta IPTU é retirado da pauta

+ Acessados

Veja Também