A avenida Otaviano Muniz está recebendo um trabalho de recuperação dos buracos causados no asfalto pelo tráfego de carretas no local.
A prefeitura de Rondonópolis contratou a Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder) para fazer o trabalho de tapa buracos dos pontos da via, que mesmo tendo recebido o Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), considerado mais resistente, não teve sua base projetada para receber a circulação de veículos pesados.
Os buracos estavam causando muitas reclamações de motoristas de veículos leves que utilizam a via, diariamente, para acessarem as BRs-163/364, os distritos industriais e também os bairros no entornos da região da Vila Goulart.
O serviço de tapa-buraco está sendo executado com CBUQ. “Estamos recuperando a base de trechos da pista que tiveram afundamento por conta grande fluxo de carretas e aplicando a massa”, disse o diretor técnico da Coder, Pedro Almeida.
Mesmo sendo proibido o trafego de veículos pesados, a avenida Otaviano Muniz tem sido usada por muitos motoristas de carretas com alternativa para escaparem do Anel Viário, que está em condições precárias de trafegabilidade. O Anel Viário liga as MTs 130 e 270 às Brs-364/163.
O secretário Municipal de Infraestrutura, Nafes Daud, destaca que, além do fluxo intenso de veículos pesados, esteja havendo também veículos transportando acima do limite de peso permitido para a rodovia.
“O grande fluxo de veículos de carga vem danificando o asfalto da Otaviano Muniz, que não foi projetada para receber o trafego de veículos pesado”, comentou o secretário Municipal de Infraestrutura, Nafes Daud.
A prefeitura de Rondonópolis chegou a propor ao Estado, que é o responsável pela manutenção do Anel Viário, parceria para fazer uma recuperação emergencial, mas a ideia não avançou.
A expectativa agora é de que se inicie logo a recuperação do local, que foi anunciada pelo governo do Estado, no final do mês passado.
Fiscalização
Para buscar coibir o trânsito irregular de carretas no perímetro urbano de Rondonópolis, a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Setrat), em vários pontos da cidade, entre os quais a Avenida Otaviano Muniz, tem realizado fiscalizações, inclusive no período noturno, chamada de “Operação Vaga-Lume”, com auxílio de forças policiais.
No entanto, muitos motoristas insistem em passar pela avenida, preferindo arriscar de levar multa, do que “encarar” o Anel Viário.
Nafes informou, também, que outra medida para evitar o trafego de veículos pesados pela Otaviano Muniz, a Sinfra já solicitou à Setrat a elaboração de um projeto para colocação de controladores de altura na entrada da Otaviano Muniz, que teve o seu prolongamento até a BR-364 inaugurado no final do ano passado pela Prefeitura de Rondonópolis.
“Assim que o projeto for concluído, vamos (Sinfra) providenciar a licitação para contratação de uma empresa para instalar estes equipamentos”.