O Maior Rope Jump do Mundo em Cachoeiras é no Brasil

O Maior Rope Jump do Mundo em Cachoeiras é no Brasil

Compartilhe:

Desenvolvido pela Rope Trips, o salto foi realizado na Cachoeira do Tabuleiro – MG

O salto de Rope Jump, também conhecido como salto de pêndulo humano, é um dos esportes radicais mais novos do mundo. Começou na década de 90, desenvolvido pelo escalador Dan Osman que realizava quedas propositais a fim de avaliar os equipamentos de escalada que utilizava. Em algumas destas quedas, ele experimentava o efeito pêndulo, que é o movimento lateral que acontece quando o escalador cai e não está alinhado com as ancoragens abaixo dele.

Dan Osman começou a fazer saltos cada vez maiores, em pontes e em formações rochosas nos Estados Unidos. Ele também utilizava o salto para treinar novos escaladores, ajudando-os a perder o medo da queda durante as escaladas. Com o tempo, o esporte foi ganhando adeptos no mundo todo, que começaram a praticar o Rope jumping tanto como esporte quanto por lazer.

No Brasil, até o ano de 2014, era feito por poucas pessoas de forma amadora, e o maior salto era há 50 metros de altura com 20 de queda. Em 2015 surgiu a Rope Trips Aventuras Radiais, primeira empresa do Brasil a comercializar saltos de Rope Jump. Desenvolvida pelo atleta Marco Jota, com a finalidade de levar o esporte para o Brasil todo e evoluir a prática no Brasil.

Em menos de 5 anos levaram o Rope Jump Brasileiro de 50 metros de altura para 277 metros de queda livre. Realizaram o primeiro salto do Brasil em Cânions, e os primeiros saltos da América Latina em Cachoeiras e Prédios. Quebraram o recorde latino americano de altura e queda livre 3 vezes e, em 2019, realizaram o Maior salto do mundo em cachoeiras.

O projeto foi desenvolvido pelo atleta Marco Jota, e realizado na cachoeira do Tabuleiro, em Conceição do Mato Dentro, MG, que tem 273 Metros de altura. O projeto incluiu mais de 500kg de equipamento, 3 Km de cordas, 3 burros pra carregar os equipamentos e 15 atletas na operação. Os atletas ficaram acampados durante uma semana, há 4 Km da cachoeira, trajeto que faziam todos os dias à pé, de manhã levando equipamentos e chegando no acampamento à noite, guiados pelas trilhas e lanternas.

Os atletas Marco Jota, João Paulo Alves, Bruno Gomes, Bruno Santiago e Fabio Planta realizaram o salto há 292 metros de altura, com uma queda livre de 277 metros, deixando o recorde anterior de 273 Metros com 250 de queda livre pra trás.

Todos os finais de semana eles realizam eventos dedicados ao público não praticante, pra quem tem vontade de conhecer a sensação que eles descrevem como “a melhor sensação do mundo”.

Quer ficar por dentro dos eventos da Rope Trips? Acesse:

https://www.instagram.com/ropetrips

Site Oficial: https://www.ropetrips.com.br

Deixe um comentário

Veja Também