Mutirão de Cidadania do Governo de MT estará em Acorizal nesta segunda-feira (20)

Picture of Setasc-MT

Setasc-MT

O mutirão é voltado para a prevenção e combate à violência doméstica no município de Acorizal, com o projeto Ônibus Lilás, além de outros diversos serviços de cidadania. - Foto por: João Reis/Setasc-MT

Mutirão de Cidadania do Governo de MT estará em Acorizal nesta segunda-feira (20)

Compartilhe:

O Governo do Estado, por meio da secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e da Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família (Unaf), realiza mutirão na segunda-feira (20.03) voltado para a prevenção e combate à violência doméstica no município de Acorizal, com o projeto Ônibus Lilás e outros serviços de cidadania. Os moradores de Acorizal serão atendidos no Centro de Convivência Laura Figueiredo de Sá, das 8h às 17 h.A secretária interina da Setasc, Grasielle Bugalho, afirmou que essa ação faz parte da programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, celebrado anualmente no dia 8 de março. 

“O mês de março está repleto de ações direcionadas às mulheres. Aguardamos a presença das moradoras de Acorizal no mutirão, que contará com a equipe do Ônibus Lilás. Todos os detalhes desta programação foram idealizados pela primeira-dama Virginia Mendes, que tem o olhar social voltado para a prevenção e o combate à violência doméstica, além de serviços de cidadania”, disse a secretária interina Grasielle Bugalho.
Mutirão da cidadania no município de Barão de Melgaço.
Créditos: João Reis/Setasc


Encorajar para uma nova vida

“O projeto do ônibus Lilás é importante porque o propósito desta ação é promover políticas públicas e ações voltadas aos direitos das mulheres. Nós precisamos intensificar essas ações, para além de garantir a segurança, encorajar as mulheres que vivem em situação de violência doméstica a saírem dessa situação e ter uma nova vida”, explicou a primeira-dama Virginia Mendes.O mutirão de cidadania, com a participação da equipe técnica multiprofissional do projeto Ônibus Lilás, sob a coordenação da secretaria adjunta de Direitos Humanos da Setasc, começou no dia 1º e segue até o dia 31 de março. A programação prevê atividades de roda de conversa e palestra voltadas para a prevenção e o combate à violência doméstica. Também serão realizados exames oftalmológicos; emissão de carteira do idoso; foto 3×4; plastificação de documentos e requerimento de 2ª via de documentos pessoais; orientação jurídica pelo Procon estadual e atendimentos pela equipe do Sine.
Mutirão da cidadania no distrito de Coxipó do Ouro.
Créditos: João Reis/Setasc

De acordo com o secretário adjunto de Direitos Humanos, Kenedy Dias, a previsão é de atender nesse grande mutirão mais de 1,5 mil mulheres em situação de vulnerabilidade social. A programação conta com a parceria dos municípios, por meio dos seus profissionais da pasta de Assistência Social municipal.Entre outras ações da Setasc que contemplaram o município de Acorizal está a entrega de cestas básicas, que de 2020 a 2022 totalizou mais de R$ 456 mil de investimentos. Já a entrega de cobertores, cofinanciamento, Programa SER Família Emergencial, filtros de barros, entre 2019 a 2022 somam mais de R$ 2,5 milhões destinados à assistência social.
Mutirão de cidadania no bairro Renascer.
Créditos: João Reis/Setasc

A equipe de profissionais do projeto Ônibus Lilás realizou mais de 10 mil atendimentos em cerca de 50 municípios no período de 2019 a 2022. Até o momento, o mutirão já atendeu moradores dos municípios de Santo Antônio de Leverger; Barão de Melgaço; Distritos da Guia e do Coxipó do Ouro; e Bairro Renascer, em Cuiabá

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também