Medeiros defende a federalização do Hospital Regional de Rondonópolis

Com a federalização, o Hospital receberia além da produção SUS, outros recursos que possibilitam investimentos e atendimento de mais qualidade

Funcionários de empresa que fornece refeições ao Hospital Regional de Rondonópolis entram em greve
Arquivo/Primeira Hora

O deputado federal José Medeiros esteve reunido com o deputado estadual Dr. Claudinei, para debater a ideia de federalizar o Hospital Regional de Rondonópolis.

De acordo com Medeiros, com a federalização a unidade hospitalar passaria a ser de responsabilidade do Governo Federal.

Além disso, uma cooperação técnica deve ser realizada com a Universidade Federal de Rondonópolis – UFR, onde os alunos do curso de medicina possam utilizar o hospital para acompanhar os profissionais da área e aprender na prática.

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) é quem assumiria a administração da unidade.

Com a federalização, o Hospital recebe além da produção SUS, outros recursos que possibilitam investimentos e atendimento de mais qualidade.

“Ano passado comecei a debater sobre esse hospital, que vive em dificuldade em Rondonópolis, possa ser transformado em universitário. Devemos realizar uma audiência pública com a população e a classe política da cidade, com o objetivo que esse hospital seja gerido pela Ebserh, para que esse recurso de primeira hora não passe a ser mais problema. E também que Universidade tenha a segurança de colocar seus alunos no local para ter aplicação dos seus conhecimentos”, explica Medeiros.

O hospital

O Hospital Regional de Rondonópolis – Irmã Elza Giovanella caracteriza-se como hospital geral, realizando atendimento ambulatorial, de urgência e emergência e internação nas áreas de endocrinologia, neurocirurgia, nefrologia, urologia, otorrinolaringologia, clinica geral, entre outros.

A unidade possui serviços de imagem e conta com ambulatório, pronto atendimento, centro cirúrgico, UTI adulto e apoio diagnóstico como laboratórios de análises clínicas.

O serviço ofertado pelo Hospital atende toda a região sul mato-grossense, composta por 19 municípios, sendo Rondonópolis o município que se caracteriza como referência para os serviços de saúde de média e alta complexidade.