Mapa participa de conferência internacional da OCDE sobre uso de drones para aplicação de pesticidas

Picture of Mapa

Mapa

Mapa participa de conferência internacional da OCDE sobre uso de drones para aplicação de pesticidas

Compartilhe:

A aplicação de pesticidas com o uso de drones foi o tema de uma conferência realizada em York, no Reino Unido, promovida pelo Subgrupo de drones da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em parceria com a Divisão de Regulação de Químicos do Health & Safety Executive do Reino Unido. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) foi representado pela chefe da Divisão de Aviação Agrícola, Uéllen Colatto.

Em 2022, a Divisão de Aviação Agrícola apresentou ao Subgupo de drones, do Grupo de Pesticidas da OCDE, a Portaria MAPA nº 298/2021 que regulamenta o uso de drones para aplicação de insumos no Brasil. “Somos um país pioneiro na regulamentação específica de drones agrícolas”, destacou Uéllen.

Durante a Conferência, foram apresentados os regulamentos de países como Canadá, Austrália, Japão e União Europeia. Além disso, os participantes puderam debater sobre o Guia que trata de recomendações para aplicação de pesticidas com drones, que está sendo desenvolvido pela OCDE.

“A oportunidade de participar deste fórum de discussão e contribuir na formulação de políticas públicas, além de conhecer mais sobre a regulamentação dos demais países e de prospectar as tendências do uso da tecnologia, de fato, é excepcional. Isto permite ampliar nossa compreensão sobre como o mundo está enxergando esta ferramenta e nos dá a direção para melhor regular e controlar esta tecnologia em nosso país”, destacou a chefe da Divisão de Aviação Agrícola.

“Nossa participação no evento também demonstra a importância do Brasil perante o agronegócio mundial e registra nosso apoio no uso de tecnologias sustentáveis”, finalizou Colatto.

Atualmente, o Mapa está revisando a legislação que trata da aviação agrícola do Brasil. Recentemente, foi finalizada a etapa de consulta pública do novo regulamento que substituirá o Decreto 86.765/1981. As alterações deste Decreto podem impactar diretamente nos regramentos inferiores, seja de tripulados, seja de drones. Deste modo, a Portaria 298/2021, embora seja uma norma recente, também estará sujeita a alterações.

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp