Internet fibra óptica: conheça a sua origem e por que vem conquistando o país

Picture of Mike Alves

Mike Alves

Pixabay.com

Internet fibra óptica: conheça a sua origem e por que vem conquistando o país

Compartilhe:

Assim como diversas tecnologias de comunicação usadas hoje, a história da fibra óptica é marcada por avanços e experiências inusitadas. O que pouca gente sabe é que esse recurso que permite a transmissão de dados em alta velocidade foi inventada há 70 anos, a partir de um experimento com água, lanterna e balde.

Quer entender melhor essa história? Fique com a gente até o final!

Neste artigo, contaremos a origem da internet fibra óptica e mostramos os motivos que levaram essa tecnologia a conquistar o Brasil e o mundo. Acompanhe!

A origem “luminosa” da fibra óptica

Para compreender essa relação da internet fibra óptica com a água e outros objetos já citados, é preciso voltar no tempo, mais precisamente, em 1870, na época em que todos acreditavam que a luz era retilínea até a eternidade. O físico britânico John Tyndall veio para provar justamente o contrário.

Com o auxílio de uma lanterna dentro de um balde furado com água, ele mostrou que a luz podia fazer curvas. Presa no recipiente, ela só sairia pela extremidade, mesmo que o tubo fosse curvo, redando, triangular ou de qualquer outro formato.

No entanto, apesar de ter quebrado um paradigma na época, essa descoberta só voltou a ser discutida quase um século depois, em 1952, quando Narinder Singh Kapany começou a fazer os primeiros experimentos que levariam à criação do fio encapsulado, capaz de propagar a luz com baixas taxas de perda. 

Baseado nos estudos de Tyndall, o físico indiano conseguiu aprisionar a luz dentro de um material que tivesse o menor índice de refração, conseguindo algo semelhante a um espelho. Isso fez com que ela, ao entrar em uma espécie de cilindro, fosse refletida independente do seu ângulo de incidência.

O desafio agora era potencializar o uso do princípio em larga escala. Para obter esse resultado, Kapany diminuiu o tamanho dos tubos, deixando-os finos como um fio de cabelo. Também surgiu a necessidade de encontrar um material que fosse parecido com o vidro, mas maleável. A solução foi a fibra de video, muito usada naquela época.

E, assim, estava formulada a teoria que resultaria na internet de alta velocidade que conhecemos hoje.

O uso da fibra óptica na telecomunicação

Com a descoberta, o “pai da fibra óptica” passou a enxergar utilidade para sua invenção apenas no campo da medicina. Assim, foi preciso que outro personagem importante entrasse na história: o físico chinês Charles Kao, que percebeu que era possível transmitir dados telefônicos pelos fios de vidro, em 1966.

Desse modo, foi possível provar a potência da tecnologia para a transmissão de sinais de telefone, televisão e, futuramente, de internet.

Conectando pessoas na velocidade da luz

As fibras ópticas ganharam várias aplicações nos últimos anos. Além da medicina, o material é usado para transmissão de dados via internet, ligações telefônicas, sinais de TV e outras funcionalidades.

Hoje, é praticamente impossível falar de qualidade na transferência de informações sem associá-la à tecnologia. Afinal, ela é responsável por conectar pessoas de diferentes lugares do mundo em alta velocidade e contribuir com a criação de novos negócios nas empresas. Para se ter uma ideia, atualmente, há mais de 15 mil quilômetros de fibra instalados nos grandes centros urbanos brasileiros, o que mostra o alto consumo da tecnologia pela população.

Crescimento da internet fibra óptica no Brasil

No Brasil, o uso da internet fibra óptica aumentou de forma significativa nos últimos anos. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a tecnologia teve uma expansão de 70% em todo território nacional após a pandemia. Somente em 2021, foram contabilizados cerca de 7,5 milhões de novos contratos baseados na fibra. 

Ainda segundo dados da agência, os números de acessos de banda larga fixa por fibra de vidro no país cresceu 31,4% entre março de 2021 a março de 2022, com adição de 6,2 milhões de novos clientes. Ao todo, foram mais de 521 mil novos acessos por mês, ou 10,8 mil por semana. 

A expectativa é que nos próximos anos, esses índices cresçam na maneira como a luz é transmitida através da fibra óptica: em alta velocidade.

Vantagens da internet fibra óptica

Essa grande adoção do público à internet fibra óptica tem um motivo, ou melhor, vários, se pensarmos nos benefícios que ela oferece aos consumidores. Os principais você confere abaixo:

  • Maior capacidade de transmissão;
  • Maior potência de sinal;
  • Confiabilidade na transmissão de dados;
  • Facilidade de instalação;
  • Proteção contra interferências eletromagnéticas;
  • Alta velocidade na transferência de informações.

Gostou de conhecer a origem da fibra óptica e entender por que a conexão de dados feita por fibra de vidro faz tanto sucesso no Brasil? A boa notícia é que você pode ver, na prática, todos os benefícios que mostramos ao longo do texto. Hoje, é possível encontrar no mercado, empresas que oferecem pacotes de internet com fibra, como a Oi Internet que preza pela estabilidade e qualidade das conexões.

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também