Êxito do saneamento de Rondonópolis serve de exemplo para Rio Branco (AC)

Picture of Da Assessoria

Da Assessoria

Assessoria

Êxito do saneamento de Rondonópolis serve de exemplo para Rio Branco (AC)

Compartilhe:

Diretores do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (SAERB), responsável pelo saneamento na capital do estado do Acre, conheceram nesta semana a estrutura de funcionamento do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis Terezinha Silva de Souza (SANEAR). Eles foram recebidos em audiência pelo presidente da autarquia, Paulo José Correia, e visitaram as unidades operacionais para verificar in loco os processos de captação e tratamento de água no município.

Participaram da visita o presidente do SAERB, Enoque Pereira de Lima, o diretor-técnico, Antônio Lima Rodrigues e também o assessor da autarquia acreana Tennyson Carlos da Silva. Pelo Sanear, além do presidente Paulo José, também estiveram presentes o diretor-técnico Hermes Ávila, o diretor de Manutenção Andelson Gil do Amaral e a diretora administrativa-financeira, Antonieta Garcete de Almeida.

“Foi uma troca de experiências. O serviço de saneamento de Rio Branco foi municipalizado recentemente e guarda muita semelhança com o que temos aqui em Rondonópolis”, disse Paulo José.

Enoque Pereira de Lima disse que a autarquia de Rondonópolis é considerada um case de sucesso e é referência nacional pelos resultados alcançados no atendimento à população. 

“O que estamos fazendo hoje em Rio Branco foi feito há muito tempo em Rondonópolis e deu certo. Viemos aqui para trocar ideias, conferir como o sistema funciona e vimos que de fato tem bons resultados, que não é preciso privatizar para chegar numa situação de avanços e conquistas. Rio Branco, se Deus quiser, também vai entrar nesse ciclo”, afirmou.

O diretor da autarquia acreana destacou pontos de semelhanças entre a realidade de Rio Branco e Rondonópolis. As duas cidades captam água de rios com grande turbidez (Rio Acre e Rio Vermelho) e têm a responsabilidade de atender grandes populações.

“Quando o prefeito Tião Bocalom optou pela municipalização houve quem considerasse uma escolha errada por se tratar de um serviço caro e complexo. Mas Rio Branco tem uma população muito pobre e se fosse privatizar teríamos uma estrutura tarifária muito alta, provavelmente muitos não iriam conseguir pagar. Então ele puxou a responsabilidade para o município e nos delegou esta missão de fazer a empresa se tornar viável para que possa funcionar bem e não seja privatizada”, explicou Enoque.

Os diretores do SAERB agradeceram a recepção que tiveram em Rondonópolis e elogiaram o trabalho desenvolvido no município. Eles também receberam um convite formal para que o prefeito de Rio Branco visite o município.

“A preocupação em oferecer serviços de qualidade a população mostra que os prefeitos José Carlos do Pátio e Tião Bocalom têm ideologias parecidas. Esperamos também a visita dele ao nosso município para que possam conversar e trocar experiências. Será bom não só para os moradores de Rondonópolis e Rio Branco, mas para todo o país uma vez que o saneamento e as políticas públicas são de interesse geral”, ressaltou Paulo José.

O Sanear foi municipalizado oficialmente no ano de 2000 e atende hoje 100% da população com serviços de água tratada, coleta de lixo comum, coleta seletiva e rede de esgoto. A autarquia é superavitária e tem um serviço de saneamento que é considerado o melhor de toda a região Centro Oeste.

Durante a visita, Paulo José também formalizou o convite para que o SAERB filie-se à Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento – ASSEMAE. A associação congrega empresas de saneamento de todo o país e tem Paulo José como diretor-presidente da regional Centro Oeste e Norte.

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também