Escola militar de Rondonópolis realiza 1º expolivro de Mato Grosso

Picture of Da Assessoria

Da Assessoria

Escola militar de Rondonópolis realiza 1º expolivro de Mato Grosso

Compartilhe:

A escola Estadual Militar Tiradentes Major PM Ernestino Veríssimo da Silva de Rondonópolis no interior do estado de Mato Grosso realizou na noite do dia 15/09 a sua primeira exposição de livros que também é a primeira exposição registrada no estado de Mato Grosso.

O evento artístico, cultural e literário é o primeiro desta categoria jamais realizado no estado de Mato Grosso, que acostuma participar na exposição do agronegócio conhecido como exposul, que está na sua 46º edição, mas agora vai ter que acostumar com expolivro Tiradentes. Que é o primeiro evento registrado de troca de livros na história do estado, onde mais de 5 mil livros foram trocados.

O evento é uma organização da direção, coordenação militar e pedagógica, professores e os alunos da escola militar Tiradentes, busca expandir e incentivar a leitura nas cidades de Mato Grosso, por isso, este ano 2022, o evento é dedicado ao escritor falecido e membro da Academia Rondonopolitana de Letras (ARL), Gilson Lustosa de Lira “Gilson Lira” quem foi homenageado durante o ato e a sua viúva, professora Martha de Lira, recebeu uma placa de reconhecimento em memória do falecido escritor e acadêmico literário.

Foram montadas 19 bancas com diferentes gêneros literário e uma banca de uma universidade convidada que aportou mais de três mil livros para todos os tipos de gostos dos presente, as autoridades da Polícia Militar Ambiental de estado, se encarregaram de exibir os animais atropelados e ameaçado para levantar consciência da proteção por parte dos educandos.

Para o comandante Regional IV da Polícia Militar de estado vinculado a Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa, Coronel PM, Fernando Augustinho, a Escola Militar Tiradentes está trabalhando para um futuro e um pais melhor com este evento de Incentivação a leitura, por outra parte, ao falar em nome da escola o segundo tenente Mário Roberto Viera de Souza, diretor-comandante da escola Militar Tiradentes em Rondonópolis, lembra a importância do protagonismo dos educandos, por isso” quando o professor Adly Gaby, professor de Projeto de Vida chegou aqui com este projeto, nós de imediato abraçamos e sabíamos que seria um sucesso” disse o comandante Mário.

As bancas foram montadas e projetadas pelos próprios alunos dos primeiros anos do ensino médio, por isso uma comissão presidida pelo advogado Juliano Salveano, Secretário da Escola, deve anunciar em até um mês os três ganhadores do expolivro Tiradentes 2022, que serão premiado pela criatividade, compreensão do tema, livros trocados e as suas relevâncias na incentivação a leitura entre outros, por isso, serão premiados como 1º, 2º e 3º. Desta edição deste ano 2022.

Para o professor e presidente da Academia Rondonópolitana de Letras, doutor Paulo Issac, junto com o escritor Hermélio Silva, acadêmico com a cadeira número 6 desta cúpula dos intelectuais, este evento é único e demostra o comprometimento da escola Tiradentes com a cidadania. O evento reuniu mais de dois mil pessoas entre autoridades cíveis e militares do município de Rondonópolis, funcionários da instituição escolar, pais, convidados e alunos.

Confira mais fotos:

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp