Deputado Nininho reforça compromisso com luta das mulheres por igualdade de direitos e participação política

Da Assessoria

Da Assessoria

Deputado Nininho reforça compromisso com luta das mulheres por igualdade de direitos e participação política

Em menção ao Dia Internacional da Mulher, neste dia 8 de março, o deputado estadual Ondanir Bortolini – Nininho (PSD) destaca a importância da luta das mulheres por seus direitos e reafirma seu apoio a essa causa. Para ele, as mulheres têm conquistado cada vez mais espaços na sociedade e na política, mas ainda enfrentam muitas barreiras e desafios. Por isso, segundo o parlamentar, é fundamental que a classe política e a sociedade permaneça lutando por uma sociedade mais justa e igualitária.

Nininho destaca a importância do diálogo e da participação das mulheres na política. “Meu gabinete na Assembleia Legislativa de Mato Grosso está sempre aberto às mulheres, para que possamos dialogar e construir juntos soluções para os desafios que enfrentamos. Precisamos da participação ativa das mulheres na política para garantir que suas demandas sejam ouvidas e atendidas”, afirma.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que as mulheres representam 52% da população brasileira e que, apesar de terem maior nível de escolaridade que os homens, ainda enfrentam desigualdades no mercado de trabalho e na participação política. Segundo o levantamento, em 2020, as mulheres ainda ganhavam, em média, 77,7% do salário dos homens, e ocupavam apenas 15% dos cargos de chefia nas empresas.

“Nós precisamos mudar essa realidade”, pondera o deputado Nininho. “É fundamental que as mulheres tenham as mesmas oportunidades e direitos que os homens, e que possam ocupar os espaços de poder e decisão em igualdade de condições. Como parlamentar, tenho o compromisso de lutar por essa causa e de apoiar as mulheres em todas as suas demandas”, avalia.

Nininho lembra que seu trabalho como deputado estadual que os recursos e investimentos que leva para os municípios de Mato Grosso contribuem para melhorar a vida das mulheres. “Minhas emendas parlamentares têm destinado recursos estaduais para áreas como saúde, educação e assistência social, que são essenciais para garantir mais qualidade de vida às mulheres e suas famílias”, ressalta o parlamentar.

MULHERES NA POLÍTICA

Apesar das barreiras, nos últimos anos, o Brasil vem experimentado um avanço significativo na participação feminina na política. Mulheres têm conquistado cada vez mais espaço em cargos de poder, tanto no Executivo quanto no Legislativo, e têm sido protagonistas em debates importantes para o país.

Em 2018, as eleições para a Câmara dos Deputados e para o Senado Federal registraram um aumento no número de mulheres eleitas. Na Câmara, a bancada feminina cresceu de 51 para 77 deputadas, o que representa um aumento de 51%. No Senado, a representação feminina também cresceu, passando de 13 para 12 senadoras.

Outra conquista importante das mulheres na política brasileira foi a Lei nº 13.165/2015, conhecida como a “Lei das Eleições”, que estabeleceu a obrigação dos partidos políticos de reservar pelo menos 30% das vagas para candidaturas femininas. “Essa medida tem contribuído para aumentar a representatividade das mulheres na política e para ampliar a diversidade de ideias e perspectivas nos debates políticos”, diz Nininho.

Apesar dos avanços, na avaliação de Nininho, ainda há muito a ser feito para garantir a igualdade de gênero na política brasileira. “As mulheres enfrentam diversos desafios para se candidatar e ocupar cargos públicos, como a falta de recursos financeiros, a discriminação e o preconceito. Por isso, é fundamental continuar lutando por mais oportunidades e por um ambiente político mais inclusivo e representativo”, pontua o parlamentar.

+ Acessados

Veja Também