Cuiabá mais verde: Botelho participa de plantio no abrigo

Picture of Da Assessoria

Da Assessoria

Foto: Tchélo Figueiredo/ALMT

Cuiabá mais verde: Botelho participa de plantio no abrigo

Compartilhe:

Plantar é uma das atividades preferidas de Elizabeth Oliveira Couto, 71 anos, abrigada há nove anos, na Fundação Abrigo Bom Jesus de Cuiabá, em Cuiabá. “É o que mais gosto de fazer. Adoro o verde!”, diz a aposentada. O deputado Botelho, presidente licenciado da Assembleia Legislativa (ALMT), voluntário da instituição, durante a Semana do Meio Ambiente atendeu o anseio de Elizabeth.  Ele viabilizou cerca de 50 mudas de árvores frutíferas e de espécies nativas para arborizar os arredores do Abrigo. Botelho fez questão de participar do plantio em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6). Durante ato simbólico, disse que está empenhado em devolver para Cuiabá o título de ‘Cidade Verde’.

Botelho realiza plantio de mudas com idosos, no Abrigo Bom Jesus de Cuiabá, na Semana do Meio Ambiente

Além de tornar o ambiente mais bonito, o deputado destacou a importância da arborização para melhorar o clima na capital, e em Mato Grosso, diminuindo principalmente, as ilhas de calor. “Neste mês de junho queremos incentivar que cada pessoa plante uma árvore e estamos começando essa campanha aqui, no abrigo Bom Jesus junto com os idosos, que vai servir para eles, mas também serve como exemplo para todos os mato-grossenses. Cada árvore que a gente planta é mais oxigênio”, explica Botelho, que na ALMT tem criado projetos e ações para rearborizar Cuiabá e devolver o título de Cidade Verde perdido ao longo dos anos.

Pres. do Abrigo, Márcia Ferreira, relata carinho de Botelho com os idosos e agradece as obras de combate a incêndio

O carinho que o presidente da Casa de Leis tem com os 81 idosos acolhidos, conforme a presidente da Fundação Abrigo Bom Jesus de Cuiabá, Márcia Antônia Ferreira, é muito grande. “Botelho é um parceiro, que entra pela porta dos fundos: ele e a família. Estão sempre na cozinha, independente de cargos. E como deputado, depois de 83 anos, que o abrigo comemora neste ano, vamos concluir agora, fruto de emenda dele: as obras de combate a incêndio. Um prédio grande, e até então, não tinha esse tipo de proteção”, afirma Márcia.

Educação ambiental – Na oportunidade, Botelho destacou a Lei nº 12.099/23, de sua autoria, que institui o projeto “nasce uma criança, planta-se uma árvore”, sancionada pelo governo estadual, em 9 de maio deste ano. “A Lei 12.099 busca incentivar em todo Estado a preservação e a educação ambiental. Cada município vai poder firmar parcerias para doação de mudas de árvores ao pai ou à mãe que requerer a planta, após o nascimento do bebê. E aí, terão direito ao certificado “Criança Amiga da Natureza”. Ao mesmo tempo que oferecemos uma lembrança carinhosa para a família, estimulamos maior cuidado com o meio ambiente, pois essas mudas devem ser plantadas em área pública urbana ou rural”, frisa o deputado.

Ellizabeth Couto, 71 anos, que adora plantas, ficou feliz com as 50 mudas viabilizadas pelo deputado para o abrigo

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também