Crianças da CMEI Iracy Pereira realizam teatro infantil e encenam a Paixão de Cristo

Picture of Da Assessoria

Da Assessoria

Foto: Felipe/Gcom

Crianças da CMEI Iracy Pereira realizam teatro infantil e encenam a Paixão de Cristo

Compartilhe:

Que as excelentes práticas pedagógicas empregadas nas unidades de educação do município são dignas de louvores não restam dúvidas. Mas, o que foi visto na manhã desta quinta-feira (14) na unidade escolar CMEI – Iracy Pereira da Conceição no Jardim Oasis, deixou os presentes encantados e emocionados.

Pelo menos 16 atores mirins, crianças do 4º Agrupamento, de 4 anos de idade, realizaram uma encenação teatral representando cenas bíblicas da vida de Jesus Cristo alusivas à Semana Santa (Paixão de Cristo), que inclui, a entrada triunfal em Nazaré no domingo de ramos; a última ceia, o lava-pés; a prisão, o sacrifício e morte, e a Páscoa, ou Ressureição do Nosso Senhor.

Dos 410 alunos da unidade divididos em duas turmas; a metade que frequenta o período matutino, assistiu à encenação e aplaudiu entusiasmada a cada cena realizada.

Para a diretora da unidade escolar, professora Adriana Teixeira Vaz Magalhães, a sua equipe de professores e colaboradores exercita práticas pedagógicas modernas recomendadas pelo MEC e SEMED – Secretaria Municipal de Educação, acrescidas de um tempero próprio e singular, que inclui a dedicação e o carinho de cada servidor da unidade.

“Aqui na nossa unidade, nós empregamos práticas pedagógicas diferenciadas, e temos o hábito de toda quarta-feira, realizar apresentações com as crianças com o intuito de deixá-los mais familiarizados com os coleguinhas e terem mais autonomia de se comunicarem, saberem se expressar e conseguirem dizer o que sentem e o que pensam. Então esse trabalho interativo é desenvolvido toda quarta-feira! Mas hoje, quinta-feira (14) véspera de feriado, a gente resolveu abordar um tema muito diferenciado e muito importante que é a Paixão de Cristo”, explicou.

“Cena da Santa Ceia”, distribuição dos pães entre os apóstolos

Adriana disse ainda que com esse trabalho eles pretenderam resgatar valores cristão e o verdadeiro sentido da Páscoa, que é a “Ressureição de Jesus”, ao invés de falar do lado comercial da data, que enseja a figura do coelho, e o comércio através do consumo do chocolate (ovo da Páscoa).

Sobre o diferencial da prática pedagógica em educação infantil exercitada na escola, Adriana externou que esse método é comum na maioria das unidades da rede municipal, e destacou que em sua escola, as crianças aprendem de forma lúdica, brincando, se divertindo e tendo acesso ao processo de alfabetização – ensino aprendizado de forma mais solta e divertida. “Aqui as nossas crianças tem contato com as letras do alfabeto e com os números de forma lúdica, divertida. Elas aprendem brincando, pulando, sorrindo e se divertindo, entendendo a importância do respeito aos coleguinhas, partilhando brinquedos, mas com toda segurança”, externou a diretora.

Ressaltando que tudo isso está sendo possível, porque que toda a estrutura física da rede municipal de educação, seja ela na zona urbana ou rural está sendo totalmente recuperada, com reformas amplas, reconstruções, ampliações e até construções de novas unidades pela Prefeitura.

Todo esse esforço da administração municipal, em unificar a educação infantil com qualidade, tem o objetivo de proporcionar aos filhos dos trabalhadores e de todas as comunidades, melhores condições de educação, saúde, para que as nossas crianças cresçam e se desenvolvam em ambientes mais modernos, saudáveis e adequados ao processo de educação (ensino aprendizado).

Platéia atenta à encenação teatral

Todavia é preciso ressaltar também que a cidade já ocupa um lugar de destaque no cenário regional e estadual da educação como ‘cidade-polo’ no ensino formal e universitário, e dado ao grande numero de escolas infantis e creches recém construídas, certamente irá se destacar no segmento da educação infantil também.

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também