Colégio de Presidentes de TCs renova diretoria

Colégio de Presidentes de TCs renova diretoria

Colégio de Presidentes de TCs renova diretoria

O conselheiro Edilson de Souza Silva, do TCE-RO, foi eleito presidente do Colégio de Presidentes de Tribunais de Contas, biênio 2019-20. A eleição foi realizada durante reunião do colegiado em auditório do Instituto Sezerdello Corrêa, na escola de gestão do TCU, em Brasília, nesta terça-feira, 26/2. O conselheiro Joaquim Castro (TCE-GO) e o conselheiro Severiano Costandrade (TCE-TO) foram eleitos vice-presidente e secretário, respectivamente.

O Colégio dos Presidentes reúne os dirigentes dos 33 Tribunais de Contas brasileiros, além dos presidentes da Associação dos Membros dos TCs do Brasil, Atricon, e do Instituto Ruy Barbosa, na escola de gestão dos TCs.
O sistema Tribunal de Contas conta com o TCU (jurisdição sob uso de recursos de origem federal), 27 TC estaduais, 3 TC de municípios (BA, PA e GO, em cujos Estados o TCE só jurisdiciona uso de recursos estaduais) e os TCs dos municípios de São Paulo e Rio de Janeiro.

O órgão colegiado é uma instância consultiva e propositiva para o sistema de controle externo, no qual a atuação política e institucional compete mais à Atricon, enquanto que as atividades de estudos técnicos competem ao IRBcontas.

A eleição da nova diretoria do Colégio de Presidentes contou com representantes de todas as instituições com assento no colegiado.

+ Acessados

Veja Também