Educação de Várzea Grande promove capacitação de profissionais sobre inserção da carne suína na merenda escolar

Picture of Secom/VG

Secom/VG

Educação de Várzea Grande promove capacitação de profissionais sobre inserção da carne suína na merenda escolar

Compartilhe:

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com a Associação de Criadores de Suínos de Mato Grosso (ACRISMAT), promoveu nos dias 25 e 26 de abril uma capacitação com merendeiras das escolas da Rede Municipal para a inserção da carne suína na merenda escolar. O evento ocorreu no auditório da EMEB Abdala José de Almeida, no bairro São Mateus.

De acordo com o superintendente do Sistema Escolar, Evaldo Mendes, a capacitação é composta pela palestra com o tema: “Saudabilidade da Carne Suína” e é ministrada pela nutricionista e gastrônoma Caroline Cardoso, que visa desmistificar algumas crenças populares sobre o consumo de carne suína e enfatizar seus benefícios para a população. “Na segunda etapa, a ACRISMAT vai oferecer uma ‘Oficina Culinária’ com o chef de cozinha Mauricio Meurer, que vai ensinar na prática receitas gostosas e nutritivas para incentivar a criatividade e sugerir pratos para variar o consumo diário da proteína nas escolas e creches da Rede municipal” explicou.

A nutricionista Caroline Cardoso afirmou que a intenção do projeto idealizado pela ACRISMAT é ministrar essa capacitação nas escolas em todo o Estado de Mato Grosso, visando favorecer o crescimento adequado dos estudantes, reduzindo os custos financeiros da merenda escolar e incentivar o agronegócio, principal setor da economia que movimenta o Estado.

A coordenadora de Alimentação Escolar, Monica Gonçalves disse que a capacitação está envolvendo cerca de 300 profissionais responsáveis pela merenda de todas as unidades escolares da rede municipal e que a formação vai contribuir para ampliar a variedade de pratos que farão parte do cardápio diário para os 35 mil alunos matriculados na rede. “A merenda escolar do município de Várzea Grande consome mensalmente entre 3 mil a 3 mil 600 quilos de carne suína, os pratos são preparados na forma de: carne suína com arroz, com mandioca ou com legumes” informou.

Para o secretário Silvio Fidelis, parcerias como esta, entre a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e a Associação dos Criadores de Suínos de MT estão trazendo resultados significativos e quem ganha é a comunidade escolar. “Temos conseguido realizar um trabalho diferenciado ao longo desses anos à frente da Secretaria, dando continuidade nas políticas educacionais exitosas. Nossa equipe de nutricionistas acompanha e vivencia o dia-a-dia dos nossos alunos, os cardápios variados permitem a inclusão de estudantes diagnosticados com algum tipo de distúrbio alimentar e que necessitam de uma refeição específica para cada caso. Este atendimento humanizado garante a inclusão na construção do conhecimento” disse.

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também