Cedic Cedilab oferece novo teste para diagnóstico de Covid-19

As unidades também passam a testar os anticorpos totais, importantes para entender o perfil epidemiológico da epidemia


O Cedic Cedilab lançou, neste mês, o exame de anticorpos totais (IgG + IgM), capaz de identificar quem teve contato com o coronavírus (Sars-Cov2) com maior sensibilidade em relação a outros testes disponíveis no mercado.

O novo exame de sorologia para COVID-19 é realizado por meio da coleta de sangue e detecta, de forma agrupada, os anticorpos de fase aguda da infecção (IgM) e de fase tardia (IgG), os chamados anticorpos totais.

A diretora médica do Cedic Cedilab e patologista, Natasha Slhessarenko, explica que o teste identifica a presença de anticorpos contra a COVID-19 após o 14º dia de início dos sintomas.

“O exame demonstra que o paciente teve contato com o Sars-Cov2 não pela presença do vírus, mas por conta dos anticorpos produzidos pelo organismo a partir do contato com ele”, completa.

A resposta imunológica na COVID-19 é bastante heterogênea e as sorologias têm indicações específicas. Além disso, os períodos de realização dos exames devem ser seguidos à risca.

“Como os resultados negativos não excluem a presença da doença, se o paciente seguir com sintomas deve fazer um exame de biologia molecular (RT-PCR ou Sanger) ou repetir a sorologia após alguns dias. É sempre importante a interpretação desses exames por um médico”, finaliza Natasha.

Serviço

Os exames estão disponíveis nas unidades Barão de Melgaço e Jardim das Américas, em Cuiabá, e na Clínica Vida, em Várzea Grande. Não é necessário agendamento ou pedido médico.