Canetada de Orione garantiu jogo inaugural do estádio Luthero Lopes

Picture of Lucas Franco Perrone/ Primeira Hora

Lucas Franco Perrone/ Primeira Hora

Canetada de Orione garantiu jogo inaugural do estádio Luthero Lopes

Compartilhe:

Na semana em que o estádio Luthero Lopes comemora 24 anos de sua inauguração, vem à tona uma história que garantiu que o Grêmio fizesse o jogo inaugural do estádio, no dia 22 de março de 2000.

Ocorre que, antes do jogo do Grêmio, pela Copa do Brasil, que marcou a inauguração do estádio, não havia nada programado.

A praça esportiva provavelmente seria inaugurada, em um jogo do estadual, entre o União e o Berga.

No entanto, em uma reunião semanas antes da inauguração, com o então prefeito Percival Muniz, o secretário de esportes, Salaquiel Moisés, o presidente do União, Gilmar D´Moura e o presidente da Federação Mato-grossense de Futebol, Carlos Orione, surgiu a proposta de trazer um grande time do cenário nacional para o jogo inaugural do estádio.

Orione usou da grande influência que tinha na CBF e ligou para o diretor de competições da entidade, anunciando o União como representante de Mato Grosso, na Copa do Brasil, daquele ano.

Tecnicamente, os times escolhidos eram o Juventude de Primavera do Leste e o Sinop, vice e o campeão estadual do ano de 1999. Com apenas uma ligação, Orione determinou a exclusão do Juventude e a colocação do União, como convidado para a competição.

A atitude gerou revolta da diretoria do clube de Primavera, que nada pode fazer.

Orione tinha dificuldades em tirar o Sinop, por dois motivos; o primeiro era que o clube do Norte, era o atual campeão estadual e também que como o sorteio era dirigido, havia a possibilidade do São Paulo ser o adversário do clube do Norte do Estado.

Orione queria também homenagear Rogério Ceni com jogo do Tricolor em Sinop

O confronto entre Sinop e São Paulo seria um presente para a cidade  de Sinop em razão da presença do goleiro Rogério Ceni, que já era ídolo no São Paulo e iria reencontrar o clube em que deu os primeiros passos no futebol.

Do outro lado, além de canetar o Juventude, Orione pediu mais; que o União enfrentasse, um time de tradição no futebol brasileiro, a a CBF atendeu com o Grêmio de Porto Alegre.

Ronaldinho Gaúcho comemora o primeiro gol da história do Novo Luthero Lopes

O clube gaúcho tinha como atrações principais, o goleiro Danrlei, o zagueiro Marinho, o tetracampeão mundial Zinho, o atacante Paulo Nunes e o meia Ronaldinho Gaúcho que, por acaso, fez o gol inaugural do estádio.

A partida terminou com a vitória de 4 a 0 diante do União.

Orione faleceu aos 79 anos, no ano de 2016.

Fique por dentro das discussões e atualizações sobre esse tema. Acompanhe o Instagram e Twitter do Primeira Hora.

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também