“Avalia VG” vai fornecer dados para melhorias na rede municipal de ensino

Picture of Secom/VG

Secom/VG

“Avalia VG” vai fornecer dados para melhorias na rede municipal de ensino

Compartilhe:

Como parte do processo de recomposição da aprendizagem, além da ampliação, consolidação e fortalecimento do processo de ensino na rede municipal, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL) iniciou, nesta terça-feira (15), a aplicação de provas do programa Avalia VG, nas turmas de 2°, 5° e 9° anos.

A atividade visa avaliar a proficiência dos estudantes da rede em Língua Portuguesa e Matemática. Os resultados vão oferecer subsídios para a formulação e reformulação dos percursos formativos a serem ofertados aos docentes da rede municipal.

“Nosso objetivo maior é aferir as habilidades mais e menos desenvolvidas em nossos estudantes, para que possamos adequar nossas políticas de formação de professores, bem como as estratégias de intervenções pedagógicas nas escolas que demonstrarem baixo desempenho, visando sempre a melhoria na qualidade do ensino baseada em evidências”, afirmou o Secretário da pasta, Silvio Fidelis.

De acordo com a Superintendente Pedagógica, Luz Marina Coelho, o Avalia VG é de suma importância para o município, pois permitirá preparar os alunos para as avaliações estaduais e federais, além de identificar fragilidades na rede. “E tendo identificado essas fragilidades, poderemos propor ações interventivas para os estudantes com maior dificuldade de ensino”, completou.

Na última sexta-feira (11) os aplicadores da prova participaram de uma capacitação para esclarecer o procedimento correto desde o recebimento das provas, sua execução e devolução, de forma segura e sigilosa.

Na oportunidade, a Assessora Técnica da Superintendência Pedagógica, Ivania Souza, destacou que uma avaliação própria da cidade auxiliaria na formação de um diagnóstico que considerasse os desafios locais. “É importante que o município tenha seus dados próprios porque é a partir deles que construímos as ações pontuais de nossa realidade”, concluiu.

Os alunos terão a avaliação em dois dias, com 20 questões de Língua Portuguesa no primeiro e 20 questões de Matemática no segundo.

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp