Áudio do título do União em 76 com J. Barreto e Clóvis Roberto vira febre nas redes sociais

Lucas Perrone

Lucas Perrone

Áudio do título do União em 76 com J. Barreto e Clóvis Roberto vira febre nas redes sociais

Um áudio que circula nas redes sociais tem chamado a atenção em Rondonópolis, trata-se da narração do jogo final do Torneio Incentivo de 1976 vencida pelo União diante do Operário. 

Vale destacar que um ano antes, o Colorado havia vencido a competição e dois anos depois seria o primeiro e único tricampeão do incentivo.

Barreto era o principal narrador esportivo de Rondonópolis na década de 70

No entanto, o que chama a atenção era a narração do então radialista J. Barreto, que ainda era jovem e estava no auge da forma no rádio. Barreto ainda estava longe da política e falava na época nos microfones da Rádio Braniff, hoje a Antena 1 FM.

Barreto seis depois seria eleito vereador, em seguida deputado estadual, e prefeito em uma ascensão política meteórica. A popularidade de Barreto no rádio era grande, principalmente entre os torcedores do União. Barreto faleceu aos 69 anos no dia nove de maio de 2018, em um acidente automobilístico. 

Clóvis faleceu em 2010, vítima de Câncer no Pulmão

Além de Barreto, o que chama a atenção no áudio foi a participação de Clóvis Balsalobre de Queiróz, um dos ícones da comunicação de Mato Grosso. Clóvis anos depois fez sucesso com o programa Rondonópolis Verdade, onde a cidade parava para ouvir. 

Anos depois foi para Cuiabá e comandou o Cidade Alerta na TV Vila Real, antiga TV Gazeta. O programa foi líder de audiência, ele ainda chegou a ser deputado estadual .Ele faleceu em três de novembro de 2010. 

Também chama atenção no áudio, os craques que formavam o time do União naquela época como Ruíter Jorge de Carvalho, Gilson Lira; que marcou 199 gols com a camisa do União e Pelezinho; um dos grandes jogadores do futebol de Mato Grosso, que chegou a jogar no grande Inter de Porto Alegre do final da década 70 e no Criciúma, e morreu em um acidente automobilístico. O técnico daquele time do União era Genésio do Carmo. 

Time clássico do União na década de 70; com Ruíter, Gilson Lira e Pelezinho.

O União na época tinha três anos de fundação e viva a chamada primeira fase de ouro, disputando títulos e virando clube de destaque no futebol de Mato Grosso. O Colorado mandava os seus jogos no antigo estádio Luthero Lopes. 

Cabines de transmissão do antigo Luthero Lopes.

A segunda fase de ouro foi a partir de 2000 até 2010, onde o Colorado decidiu três estaduais e ganhou o de 2010.

Confira aqui o áudio:

Leia mais sobre o assunto:

União comemora 47 anos e tenta voltar ao protagonismo do futebol de Mato Grosso

+ Acessados

Veja Também