Alunos estudam meio ambiente produzindo vídeos e frases reflexivas sobre preservação

Os muros virtuais estão entre as ferramentas digitais usadas pelos professores em suas atividades. - Foto por: Divulgação

Alunos estudam meio ambiente produzindo vídeos e frases reflexivas sobre preservação

A conscientização sobre o meio ambiente foi tema de um trabalho interdisciplinar desenvolvido pelas professoras Eleusimary Solidar da Silva Barros e Auxiliadora Maria de Campos com alunos do 6º ao 9º ano da Escola Estadual Barão de Melgaço, localizada no centro de Cuiabá. O foco do trabalho foi incentivar os alunos a produzirem frases e vídeos fazendo reflexão sobre a importância da valorização da natureza.

Conforme as professoras, as ações tiveram como base a criatividade, desenhos e edição de vídeo, além de despertar por parte dos alunos a construção de suas próprias concepções enquanto consciência cidadã crítica. “É um trabalho integrado em que os alunos demonstraram estar atentos sobre a nossa realidade”, ressalta Eleusimary.

Os trabalhos envolveram também a participação da família – além da divulgação, foi aberta votação através de link para os primeiros lugares com premiação. Com isso, os alunos se empolgaram com o concurso. Os pais tiveram acesso a todos os trabalhos pelo padlet – uma ferramenta digital para construção de murais virtuais colaborativos.

A aluna Rebeca Rocha Bueno, de 12 anos, disse que adorou pensar nas frases e a aprender a editar vídeos, pois a fez pensar na importância da preservação do mundo em que vivemos. “Foi um trabalho muito animado”, explicar. Confira aqui o vídeo da Rebeca.

A mesma empolgação teve seu colega Ellias Matheus de Souza Konzen, 13 anos, que também se esforçou ao máximo para desenvolver a sua criatividade. “Ter trabalhado esse tema dessa forma lúdica deu um ‘up’ no tédio da pandemia além de instigar na reflexão sobre a importância da cidadania e meio ambiente”, assinala.

A diretora Viviane Gomes Gonçalves salienta que, mesmo em meio ao contexto da Pandemia, tem realizado ótimo trabalhos que envolvem lúdico, leitura e cultura maker – que é induzir as pessoas a descobrirem novas perspectivas sobre determinada situação ou problema. Assim, a ideia é transmitir conhecimentos para que você mesmo resolva alguma situação e supere.

“Os temas atuais precisam de uma motivação maior e é isso que as professoras fizeram e conseguiram trabalhar o tema muito bem com os seus alunos”, comemora.

Os trabalhos podem ser conferidos no mural virtual.

+ Acessados

Veja Também