Alunos da Rede Municipal de Ensino de Várzea Grande conquistam premiação em concurso do Ministério Público do Trabalho

Picture of Secom/VG

Secom/VG

Alunos da Rede Municipal de Ensino de Várzea Grande conquistam premiação em concurso do Ministério Público do Trabalho

Compartilhe:

Alunos de escolas da Rede Municipal de Ensino de Várzea Grande participaram do projeto ‘MPT na Escola’, idealizado pelo Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso (MPT-MT) com o intuito de promover o debate em sala de aula sobre os direitos da criança e do adolescente, especialmente quanto à erradicação do trabalho infantil e a proteção ao trabalhador adolescente. Receberam os prêmios, na manhã desta sexta-feira (10), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Várzea Grande (OAB/VG), 12 estudantes.

De acordo com o Promotor do Trabalho, André Canuto, gestor da Coordenação de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) em Mato Grosso, o MPT-MT tem uma ação prioritária no combate ao trabalho infantil com o projeto “Resgate a Infância”, divido em três eixos: educação, políticas públicas e aprendizagem profissional.

“O eixo educação, correspondente ao MPT na Escola, visa a promover o combate ao trabalho infantil por meio da educação das crianças, adolescentes e profissionais da comunidade escolar e toda a comunidade local, inclusive os pais dos estudantes. Sabemos que o trabalho infantil no Brasil ainda conta com a disseminação de mitos que dificultam a compreensão acerca dos extensos prejuízos causados às crianças e aos adolescentes”, explicou.

O promotor acompanhou com entusiasmo a apresentação do Coral Canto & Encanto, da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Profª Salvelina Ferreira da Silva, que também teve seus alunos premiados no concurso. Ao passo que o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande, Silvio Fidelis, destacou a parceria da Prefeitura com o MPT-MT, lembrando que a primeira edição do concurso foi um sucesso, mesmo ocorrendo durante o período da pandemia.

“Com a determinação do prefeito Kalil Baracat, do vice José Hazama, e o apoio de todos os vereadores da Câmara Municipal, estamos conseguindo a aprovação de todos os projetos e promovendo os avanços e melhorias na Educação Infantil e na Educação Básica em nosso Município. Para nós, é inegociável o direito da criança de estudar, o direito da criança de brincar, de se alimentar, o direito à saúde, carinho e compreensão. E o trabalho tem que vir apenas no momento certo”, pontuou.

Fidelis lembrou que a Rede Municipal conta com o Programa Escola em Tempo Ampliado – ETA, que na gestão Kalil Baracat foi estendido para 32 escolas, desenvolvendo atividades no contraturno escolar como dança, música, teatro, artesanato, reforço escolar, prática esportiva, cultivo de hortaliças entre outras. O Projeto MPT na Escola premiou os alunos das escolas da rede municipal de Várzea Grande nas categorias: Desenho; Poesia; Conto; Curta metragem e Música.

Confira os estudantes premiados:

EMEB Mercedes De Paula Sôda

– 1º lugar Desenho: aluna Anny Gabrielly da Silva Belo, 5º ano A

– 2º lugar Música: aluna Natália Almeida da Costa, 4º ano A.

EMEB Profº Paulo Freire

– 1º lugar Conto: aluno Arthur Emanuel de Barros Costa, 6º ano C

– 2º lugar Poesia: aluna Kamilly Vitoria de Campos Assunção, 7º ano A

EMEB Manoel Corrêa de Almeida

– 1º lugar Poesia: aluna Maria Eduarda Linda de Oliveira, 6º ano A

– 2º lugar Desenho: Gabrielly Santiago Santana, 6º ano A

EMEB Profª Salvelina Ferreira da Silva

– 1º lugar Desenho: aluna Ana Raiany da Silva Macedo, 5º ano C

– 2º lugar Desenho: aluna Nicoly Gabrili Silva Rodrigues, 5º ano C

EMEB Tenente Abílio da Silva Moraes

– 1º lugar Poesia: aluna Gabriella Mariane de Moraes Costa, 7º ano B

– 2º lugar Poesia: Guilherme da Silva Costa, 7º ano A

EMEB Faustino Antônio da Silva

– 1º lugar Desenho: aluna Emanuelly Fernanda Paiva Gaba, 4º ano U

– 2º lugar Poesia: aluna Nathacha Benedita dos Santos, 4º ano U.

Confira mais fotos

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também