Alisson Alencar assume MPC e pede revolução de ética e eficiência aos Poderes

Alisson Alencar assume MPC e pede revolução de ética e eficiência aos Poderes

Alisson Alencar assume MPC e pede revolução de ética e eficiência aos Poderes

O Ministério Público de Contas de Mato Grosso realizou, na tarde desta terça-feira (18/12), a posse do novo procurador-geral de Contas. Alisson Carvalho de Alencar assume o comando da instituição para o biênio 2019/2020. A cerimônia ocorreu em sessão extraordinária do Tribunal de Contas de Mato Grosso.

Estiveram presentes servidores do MP de Contas, do TCE-MT e de outros órgãos públicos. Autoridades municipais, estaduais e federais prestigiaram o evento que marcou o início da gestão do procurador-geral de contas Alisson Alencar e do procurador-geral de contas adjunto William Brito Júnior.

De acordo com o procurador-geral do MPC-MT, é preciso que os órgãos de controle potencializem a atuação na prevenção de danos ao erário e na detecção de erros.

“Em relação às finanças públicas, vivemos tempos difíceis. Um cenário de crise econômica, fiscal, política e ética que aflige nossa nação. Precisamos de uma revolução ética e de eficiência em todos os órgãos, instituições e poderes em Mato Grosso”, explicou Alisson Alencar.

Ele ressaltou ainda que a nova gestão vai buscar estender a atuação em conjunto com os órgãos fiscalizadores em ações proativas. “Vamos atuar em colaboração com o Tribunal de Contas, MPF, MPE,TCU, com todos os órgão de controle cada vez mais a favor da sociedade. Nosso foco será a prevenção em larga escala para evitar o dano.”

O procurador de contas William Brito Júnior ressaltou que a função dele na gestão será nova experiência, que transcende a mudança da nomenclatura de procurador-geral substituto para procurador-geral adjunto.

“Hoje, o Ministério Público de Contas está bem mais preparado. Podemos perceber o crescimento da instituição cada dia que passa. Evoluímos, resultado de muito trabalho coletivo. Agora vamos poder avançar, e minha posição em apoio ao procurador-geral será mais estratégica”, disse.

O procurador de contas Getúlio Velasco Moreira Filho agradeceu o trabalho desempenhado pela equipe de gestão nos últimos dois anos e desejou sucesso para a nova equipe.

“Fico tranquilo de entregar o Ministério Público de Contas para o competente colega na certeza de que vai realizar um brilhante trabalho à frente da procurador-geral. Ele sabe que pode contar com nosso apoio”, ressaltou.

Durante a posse, o procurador de contas Gustavo Coelho Deschamps falou sobre a atuação dos dois colegas, que por sua vez, trouxeram inovações, e promoveram o crescimento do MPC.

“Temos aqui claros exemplos de liderança, pessoas que brilhantemente contribuíram para a construção do Ministério Público de Contas que temos hoje. Tenho a convicção de que teremos um MPC mais protagonista dentro do sistema de controle externo.”

A analista de contas do MPC-MT Lourinne Neves, explica que as expectativas dos servidores para próxima gestão são de muito trabalho e fortalecimento institucional.

“O MP de Contas está crescendo. Estamos nos tornando cada vez mais importantes no cenário do controle externo. Temos um corpo técnico capacitado e queremos devolver para sociedade tudo o que nós recebemos”, disse.

A nova gestão entra em exercício em janeiro de 2019 após o recesso do Ministério Público de Contas.

+ Acessados

Veja Também